
A superintendente regional do SESI-RN, Danielle Mafra, destacou a relevância da iniciativa para o desenvolvimento regional e o alcance estratégico para o estado.
“Entendemos a importância de qualificar a educação pública, em especial, nesse momento, no Seridó. A nossa atuação nessa região tem uma relação muito próxima com o desenvolvimento industrial que acontece lá, em áreas como mineração, confecções e têxtil. Acari, para nós, é uma referência”, ressaltou, ao comentar o alcance do projeto que foi idealizado pelo presidente da FIERN, Roberto Serquiz, no início de sua gestão, com a largada dada junto ao SESI/SP.
“Quero destacar a importância desta iniciativa como uma verdadeira virada de chave para a educação no Rio Grande do Norte, não apenas para as cidades diretamente impactadas, mas também como inspiração para outras regiões”, completa Mafra.
De acordo com o supervisor de Projetos do SESI-SP, Herman Assumpção, a iniciativa busca não apenas elevar os índices educacionais do município, com foco na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), mas também fortalecer a integração da comunidade escolar e garantir suporte para o desenvolvimento de novas ações ao longo dos anos.
“Fizemos hoje um convite de aprofundamento do Interiorizando a Educação para que possamos auxiliar Acari, em um período de cinco anos, a se colocar entre os maiores IDEBs de todo o Nordeste. Entendemos que o que foi feito pela equipe do SESI no município foi tão potente e já transformou tantas realidades que, com apoio, essa transformação pode ser ainda maior”, disse o supervisor de Projetos do SESI-SP.
Dados mais recentes do IDEB, referentes a 2023, o município de Acari alcançou resultados que se destacam no cenário da educação pública potiguar. Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), a rede municipal atingiu a nota de 6,4, acima da média estadual, que foi de 5,3 pontos neste mesmo segmento. Já nos anos finais (6º ao 9º ano), Acari obteve 4,6 pontos, também superior à média do RN, que ficou em 4,1.
Pensando nesses números, o plano está estruturado em nove estratégias. Cada uma delas está organizada por meio de ações e monitoramento, com o objetivo de atingir metas já presentes no Plano Municipal de Educação (PME), como alfabetização, melhorias da educação básica, qualidade e aprendizagem, além de formação continuada.
Seis dessas estratégias serão realizadas no primeiro momento do plano: compilação de dados através do Observatório Socioeducacional; análise estratégica das políticas públicas educacionais; análise e revisão curricular; formação e capacitação do corpo docente e gestor; monitoramento e avaliação; além de incentivos com a realização de olimpíadas.
Segundo a coordenadora técnica do SESI-SP, Janaína Oliveira, a iniciativa deve ser adequada às realidades locais como forma de proporcionar maior engajamento da equipe de docentes. “Queremos promover uma educação de qualidade voltada às necessidades locais e, assim, atingir as defasagens de maneira mais assertiva”, disse.
Aperfeiçoamento e resultados a longo prazo
Durante a apresentação do plano, o prefeito de Acari, Fernando Bezerra, ressaltou a importância da continuidade e do aprofundamento das ações educacionais no município. Ele destacou que a nova etapa da parceria com o SESI representa um avanço importante para a educação local.
“Recebo esta iniciativa com muita gratidão e, ao mesmo tempo, com o senso de responsabilidade de reconhecer os resultados que essa parceria já vem proporcionando. Por isso, entendemos a necessidade de intensificar e aprimorar ainda mais esse trabalho que foi iniciado. Essa proposta complementar chega justamente para atender a essa demanda de aperfeiçoamento, fortalecendo o caminho que já estamos trilhando na educação de Acari”, afirmou o prefeito.
Robótica Educacional chega a Acari
Um dos principais pontos do PAIE é a chegada da Robótica Educacional através de duas vertentes: Escola de Robótica e Formação de Docentes. Esses dois projetos têm o objetivo de ampliar o acesso à robótica no Estado, com o uso de material reciclado e micro:bit – uma placa de computador desenvolvida para ensinar fundamentos de programação e computação para crianças e jovens.
Com material cedido pelo SESI, o objetivo é tanto capacitar professores para o ensino da robótica em sala de aula voltado a crianças, como também levar a robótica para a comunidade local, alinhada à realidade e necessidades locais. De acordo com Herman Assumpção, supervisor de Projetos do SESI-SP, essa é uma forma de levar uma das maiores expertises da instituição às escolas da rede pública municipal. “Temos que atualizar a nossa educação”, destaca.
Para a secretária de Educação de Acari, Suelli Medeiros, a implementação da robótica no ensino público básico é uma necessidade para colocar as escolas de Acari no mapa daquelas que inovam. “É uma importante inovação e ficamos felizes em receber a notícia da implementação da robótica em nossas escolas municipais. Essa é uma área que se tornou uma necessidade e tem crescido. Então, é importante que nossos alunos possam estar inseridos nesta realidade”, disse.
Projetos de educação chegam a mais municípios
A parceria entre SESI-RN e SESI-SP foi recentemente ampliada para mais quatro municípios potiguares. Jucurutu, Jardim do Seridó, Parelhas e Serra Negra do Norte passaram a integrar a iniciativa Recompondo Saberes, que tem como objetivo principal recompor as aprendizagens em Língua Portuguesa e Matemática, áreas fundamentais que sofreram impactos significativos durante o período da pandemia.
Com a expansão, 23 novas escolas municipais passam a fazer parte do projeto, iniciado em Acari. Cerca de 2 mil alunos são beneficiados, sendo 1.142 das séries iniciais do Ensino Fundamental e 936 dos anos finais.