Currais Novos

TRE/RN julga nesta terça-feira (30) vereador Marquinhos Xavier; entenda

A Justiça Eleitoral realiza na tarde desta terça-feira (30), em segunda instância, o julgamento do vereador Marquinhos Xavier (DEM) por suposta fraude na cota de gênero no último pleito. O julgamento ocorre a partir das 14h, e pode mudar a configuração atual da Câmara Municipal de Currais Novos, que tem eleições da Mesa Diretora marcada para esta quinta-feira (1º).

A apreciação da matéria é fruto de uma ação iniciada por Rayssa Aline (PT), que denunciou uma suposta fraude à cota de gênero que estaria sendo configurada através da candidatura de Arituza (DEM), cunhada do parlamentar que não recebeu nenhum voto no pleito.

Rayssa está diretamente interessada no resultado do julgamento, haja vista que ela assume em caso de cassação do parlamentar. Em janeiro, Marquinhos foi condenado em primeira instância, recorreu, e terá a situação apreciada em segunda instância nesta terça.

Eleições
Além de tudo isso, uma mudança na composição da Câmara Municipal ocorreria muito perto das eleições da Mesa Diretora, marcada para esta quinta-feira (1º).

Uma mudança na composição afeta diretamente a maioria formada pela oposição, que conta com sete votos atualmente, entre eles o de Marquinhos.