Tecnologia

Vencedor do prêmio potiguar Câmara Cascudo de literatura lança livro hoje (25) e destina verba ao Gacc-RN

Everaldo Botelho, escritor e artista plástico, lançará na Academia norteriograndense de Letras, nesta quinta-feira (25), às 18h30min, seu mais novo livro – “ A colheita e o lavrador . O exemplar terá valor simbólico a partir de 5 reais e será destinado ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer do RN. “Para mim o escritor é o mais poderoso agente do desenvolvimento social, econômico e propulsor do bem estar da comunidade, ele ajuda ao pensamento crítico.

Everaldo engrandece o Rio Grande do Norte não só pela literatura, mas transforma em beleza a realidade, através da cor, luz e sombra. O autor sabe criar bem estar social pessoal no cotidiano, com as coisas mais simples como as rendeiras de bilro que vejo todos os dias no meu quarto, quadro selecionado pela minha esposa”. Ressaltou o escritor Diógenes da Cunha Lima O lançamento do livro ”A colheita e o Lavrador ” está reunindo três iniciativas fundamentais: incentivo à leitura, convite à reflexão e estímulo à solidariedade.

Em versos fertilizados, como sugere a poetisa que fez o prefácio, há homenagens a escritora potiguar Auta de Souza, enfatizando o que é rico e pleno de sentido.”A memória viaja para recuperar as sementes, permitindo que vicejem eternamente nas páginas do livro como espelho que se fragmenta para expandir rostos, vozes, estrelas, estradas, cestas cheias de possibilidades, colhidas por nós, os seus leitores. Destacou Anchella Monte.

O autor nasceu em Belém e desenvolveu toda a vida profissional no Rio de Janeiro onde, entre outros importantes títulos, tornou-se membro da Academia Gonçalense de Letras; do Cenáculo Fluminense de Letras/ RJ; e conquistou importantes prêmios como o Sesc de Literatura Nacional, o Prêmio Cetrerj de poesia; Prêmio Câmara Cascudo, com o romance O Destino dos Homens e dos Deuses. O autor publicou também as obras Sinal Vermelho (contos); Caiçara da Ladeira do Sol (romance); A colheita de Frutos (sonetos). Os livros e telas de Everaldo já foram vendidos para outros países, com participação em conceituadas exposições internacionais.

O livro “A colheita e o lavrador”, que chegará ao público em pleno dia do escritor, apresenta poemas já publicados e premiados, como Homem João, Porto Jangada, São Gonçalo e Para espantar tristeza, e a maior parte desta edição se constitui de sonetos inéditos, tendo o cultivador entregue de bandeja sua visão de mundo, seu compromisso com a vida em comunhão com o outro, com sua terra e seu tempo.

O lançamento do livro vai contar com recital de poesia, música e coquetel. “A colheita e o lavrador” representa os momentos mais inspirados da minha vida. No auge do sentimento escrevi, como forma de protesto, desabafo ou mesmo o pranto. A arte unida ao sentimento de solidariedade e a dor do próximo.