Política

Em Natal, Álvaro Dias tem 64% de aprovação; Fátima tem 45% e Bolsonaro 34%

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (28)

O prefeito de Natal Álvaro Dias, a governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra e o presidente da República Jair Bolsonaro foram avaliados pela primeira pesquisa do Instituto RadarNE em parceria com a Tribuna do Norte. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (28).

Segundo a pesquisa:

  • O prefeito Álvaro Dias tem 64% de aprovação, 18% de desaprovação, e outros 18% não sabem ou não quiseram responder sobre essa avaliação;
  • A governadora Fátima Bezerra tem 45% de aprovação, 40% de desaprovação e 15% não sabem ou não quiseram responder;
  • Já o presidente Jair Bolsonaro, é aprovado por 34%, desaprovado por 53% e 13% não sabem ou não quiseram responder.

Segmentação

Nos percentuais segmentados, a maior aprovação do prefeito Álvaro Dias é nas regiões Oeste (73%) e Norte (69%). Ele também tem um índice elevado entre os eleitores com até o ensino fundamental, entre os quais é aprovado por 69%.

A governadora Fátima Bezerra também tem o maior percentual de aprovação na Zona Oeste (52%) e entre os jovens com idade entre 16 e 24 anos (54%).

O presidente Jair Bolsonaro tem o mais expressivo índice de aprovação, em Natal, entre os que têm 55 anos ou mais, com 38%.

Diretor RadarNE, Maurício Garcia afirma que os questionários foram aplicados entre os dias 17 e 20 de abril, portanto antes do anúncio da saída do ex-ministro da Justiça Sergio Moro do governo federal. Com isso, os percentuais de avaliação do presidente não indicam possível implicações positivas ou negativas deste episódio.

Sem interesse pelas eleições

A pesquisa RadarNE/TN fez a sondagem sobre o grau de interesse pelas eleições deste ano. A maior parcela (43%) respondeu “nenhum interesse” sobre as eleições, enquanto 31% afirmaram que tem “pouco interesse”. Entre os entrevistados pelo instituto de pesquisa, 20% afirmaram que tem “muito interesse”.

O diretor do instituto RadarNE, Maurício Garcia afirma que esses percentuais mostram que os eleitores em Natal “não estão animados com a eleição que está por vir”. Ele destaca que a soma dos que afirmam que “pouco” e “nenhum interesse” pelas eleições chega a 74%. “Esse é um dado assuntador”, comenta.

Ao ser perguntado sobre qual seria “a melhor opção para Natal”, 39% escolheram a resposta “reeleger o prefeito Álvaro Dias que já está administrando; 24% optaram pela resposta “eleger um nome novo na política mesmo sem experiência administrativa”; enquanto que 16% apontaram “eleger um outro político, com ou sem experiência administrativa”.

Para Maurício Garcia, a escolha feita pela maior parcela dos entrevistados confirma que, em uma eleição municipal, na qual os eleitores vão escolher o prefeito de sua cidade, os temas do “cotidiano tendem a prevalecer e eles geralmente buscam fazer opções que considerem mais seguras e por nomes nos quais identificam experiência administrativas” mais consolidadas.

Registro e dados

A coleta das entrevistas foi realizada entre os dias 17 e 20 de abril de 2020. Foram realizadas 1.000 entrevistas com eleitores de Natal, consequentemente, a margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi contratada pela Empresa Jornalistica Tribuna do Norte Ltda. A pesquisa foi registrada sob o número: RN-07109/2020.