O Rio Grande do Norte tem, “talvez, o pior dia” desde que o primeiro registro da infecção pelo novo coronavírus foi divulgado no estado, de acordo com Petrônio Spinelli, secretário-adjunto da Saúde Pública do Estado (Sesap).
Segundo a Sesap, o RN tem 72 óbitos em decorrência da infecção, além de 1.644 casos confirmados da doença, 108 a mais que os registrados nesta terça (5), quando o estado tinha 1.536 confirmações. Suspeitos são 5.503, e descartados, 4.943. Ainda há 25 mortes em investigação. Pacientes recuperados somam 662.
Os óbitos recentes foram registrados em Taboleiro Grande, Ipanguaçu (que agora soma 2 óbitos), Areia Branca e Serra Negra do Norte. A taxa de ocupação de leitos varia entre 42% e 45%. Há 227 pacientes internados, dos quais 68 estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).
O secretário-adjunto da Sesap alertou sobre a disseminação da doença em pequenas cidades e disse que não descarta a possibilidade de “lockdown” no estado.”É ilusão achar que estamos protegidos nas pequenas cidades que ainda não registram óbitos e não deveríamos pensar sequer em flexibilizar o isolamento. Preparem-se para o lockdown”, afirmou.
Mortes
As mortes ocorridas no RN até o momento foram registradas nas seguintes cidades:
- Mossoró: 18 óbitos
- Natal: 16 óbitos
- Parnamirim: 4 óbitos
- Canguaretama: 4 óbitos
- São Gonçalo do Amarante: 2 óbitos
- Ceará-Mirim: 2 óbitos
- Assu: 2 óbitos
- Tenente Ananias: 2 óbitos
- Macaíba: 2 óbitos
- Ipanguaçu: 2 óbitos
- Apodi: 1 óbito
- Encanto: 1 óbito
- Cerro Corá: 1 óbito
- São Rafael: 1 óbito
- Nísia Floresta: 1 óbito
- Touros: 1 óbito
- Alexandria: 1 óbito
- Taipu: 1 óbito
- Alto do Rodrigues: 1 óbito
- Carnaúba dos Dantas: 1 óbito
- Lagoa de Pedras: 1 óbito
- São José de Mipibu: 1 óbito
- Montanhas: 1 óbito
- Serra Negra do Norte: 1 óbito
- Areia Branca: 1 óbito
- Taboleiro Grande: 1 óbito
- Outras localidades: 2 óbitos
Total: 72 óbitos