Sesc RN vai abrir 120 vagas em cursos gratuitos de valorização social no Seridó e em outras regiões

Foto: Reprodução

O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), entidade do Sistema Fecomércio, abrirá, no dia 22 de junho, as inscrições para as turmas de julho dos Cursos de Valorização Social (CVS), iniciativa que promove qualificação profissional gratuita e incentiva a geração de trabalho e renda para a população potiguar. Ao todo, serão ofertadas 120 vagas, distribuídas em seis unidades do estado, por meio do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG).  

As capacitações serão realizadas nas unidades do Sesc em Cidade Alta, Zona Norte, Macaíba, Caicó, Mossoró e São Paulo do Potengi, contemplando áreas como artesanato, gastronomia e decoração. Entre os cursos ofertados estão Crochê com Fio de Malha, Amigurumi, Arranjos de Flores e Mesa Posta, Velas Aromáticas e Decorativas, Bolos com Recheio e Cobertura, Salgados, Cupcakes e Biscoitos. As aulas terão início no dia 6 de julho.  

As inscrições poderão ser realizadas nas Centrais de Relacionamento do Sesc RN ou pelo site institucional. O resultado do processo seletivo será divulgado em 29 de junho. Para participar, o candidato deve estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica e possuir renda familiar per capita de até dois salários-mínimos, com atendimento prioritário para trabalhadores do comércio e seus dependentes.  

No ato da inscrição, é necessário apresentar a documentação completa, composta por identidade ou certidão de nascimento, CPF do candidato ou responsável, além de comprovantes de residência e de renda. Além de promover a qualificação técnica, o Sesc RN reforça seu compromisso com a inclusão social, a educação para a autonomia e o fortalecimento das comunidades, contribuindo para a formação de novos empreendedores e para a melhoria da qualidade de vida da população atendida.  



Crediamigo abre seleção para Agente de Microcrédito em Currais Novos

Foto: Reprodução

O Crediamigo está com inscrições abertas para formação de banco de talentos para o cargo de Agente de Microcrédito Urbano em Currais Novos. A oportunidade é destinada ao público em geral e exige ensino médio completo, conhecimento em informática, disponibilidade para viagens intermunicipais e experiência em vendas, negociação, cobrança e atendimento ao público.

A remuneração conta com salário-base de R$ 1.806,36, além de remuneração variável, gratificação e benefícios como plano de saúde, plano odontológico, vale-transporte, seguro de vida, previdência privada e auxílio-alimentação. As inscrições seguem abertas até o dia 21 de junho e podem ser realizadas pelo link: https://shre.ink/3875.



Programa Minha Casa, Minha Vida pode incluir aluguel social após aprovação da Câmara. Veja detalhes

Foto: Reprodução

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara aprovou um projeto que cria a modalidade de aluguel social no Minha Casa, Minha Vida, voltada a  famílias com renda de até R$ 5 mil por mês.

A proposta atende quem se enquadra nas Faixas Urbano 1 e 2 do programa, mas não tem como assumir um financiamento longo para comprar a casa própria. Em vez disso, o valor do aluguel fica vinculado à capacidade de pagamento da  família, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Confira a seguir quem poderá ser beneficiado, como o aluguel social vai funcionar e quais os próximos passos do projeto no Congresso.

Como será o novo aluguel social dentro do Minha Casa, Minha Vida

A proposta aprovada prevê a inclusão do aluguel social como uma nova modalidade dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida.

O objetivo é atender famílias que têm renda bruta mensal enquadrada nas Faixas Urbano 1 e 2, ou seja, aquelas com rendimento de até R$ 5 mil por mês, público já tradicionalmente atendido pelo programa.

Segundo o relator do projeto, deputado Merlong Solano, o aluguel social vincula o valor da moradia à capacidade de pagamento das famílias, dispensando o endividamento de longo prazo para aquisição do imóvel.

Isso facilita o acesso à moradia digna, principalmente entre quem não consegue arcar com custos fixos elevados em tradicionais contratos  imobiliários de compra.



FGTS: saldo acima de R$ 6 mil pode ser solicitado por CPFs de final 0 a 9. Confira a data limite

Foto: Reprodução

Os CPFs com final de 0 a 9 de trabalhadores residentes em cidades afetadas por desastres naturais, com saldo acima de R$ 6 mil na conta do FGTS, podem solicitar o saque de até R$ 6.220 por meio do Saque Calamidade.

No entanto, para alguns, o prazo para solicitar o saque se encerra nesta semana, nos dias 16 e 17 de junho de 2026, variando conforme a localidade do beneficiário. Além disso, o valor exato a ser retirado depende do saldo disponível na conta.

A medida busca ajudar aqueles que residem em cidades em estado de calamidade pública reconhecido oficialmente. Continue lendo e confira as cidades habilitadas, quem pode solicitar e o passo a passo completo.



Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas: Caern trabalha para religar abastecimento de água

Foto: Reprodução

A Caern deve restabelecer o abastecimento de água das cidades de Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas no decorrer da noite desta segunda-feira (15). Vazamento na adutora que atende aos dois municípios causou a parada no fornecimento do líquido para os municípios, por volta das 17h deste domingo (14).

As cidades tiveram parada emergencial na distribuição de água, após o rompimento. Após a realização do conserto, no ponto da tubulação atingido, a normalização do abastecimento deverá ocorrer em até 48h.



Com apoio da Fundação José Augusto, Mercado da Agricultura Familiar realiza Arraiá do Mercado

Foto: Reprodução

Com apoio da Fundação José Augusto, o Mercado da Agricultura Familiar realiza neste sábado (13) o Arraiá do Mercado, integrado à 3ª edição do Feito Potiguar no Mercado, reunindo cultura, música, gastronomia e valorização da produção local em uma programação especial para toda a família. O arrasta pé ficará por conta de Nara Costa e Jarbas do Acordeon.

O Mercado abre às 6h e começa a organizar a Feira do Milho da Agricultura Familiar, que traz produtos derivados do milho e outros itens típicos do período junino. Às 9h, começa o Sarau de Abertura do  Arraiá do Mercado e 3º Feito Potiguar no Mercado, com participação do artista Duda da Boneca e do grupo Fulô Sertão.



Polícia recupera 55 extensões capilares roubadas durante assalto em salão de beleza de Natal; material foi localizado em Recife/PE

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, em conjunto com a Polícia Civil de Pernambuco, recuperou, nesta quinta-feira (11), extensões capilares subtraídos durante um roubo ocorrido em um salão de beleza localizado no bairro Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. A ação resultou na apreensão de 55 mechas de cabelos em dois salões de beleza da cidade de Recife/PE. O material recuperado está avaliado em aproximadamente R$ 250 mil.

De acordo com as investigações, o crime ocorreu no dia 19 de março de 2026 e contou com a participação de quatro pessoas: dois homens, uma mulher e uma adolescente. Os suspeitos entraram no estabelecimento se passando por clientes e, em seguida, anunciaram o assalto. Durante a ação, os funcionários e clientes, incluindo crianças, foram trancados em um banheiro enquanto os criminosos subtraíam as extensões capilares e aparelhos celulares pertencentes ao salão e às vítimas.

Um dos autores do crime permanece foragido da Justiça. Outro investigado morreu em confronto com forças de segurança durante a prática de outro roubo. Já a adolescente envolvida responde perante a Vara da Infância e da Juventude por ato infracional análogo ao crime de roubo majorado.

A recuperação do material representa a segunda fase da operação policial. Na primeira etapa, deflagrada em 20 de abril de 2026, uma das investigadas foi presa.

Esta nova fase da operação integra a continuidade das investigações e tem como objetivo identificar e responsabilizar os receptadores dos bens subtraídos, além de promover a restituição do patrimônio e minimizar os prejuízos sofridos pela vítima do crime.

As investigações seguem em andamento com o objetivo de localizar e capturar o último envolvido na ação criminosa.



Cadu de Lula é recebido por mais de mil pessoas em evento na cidade de Canguaretama

Foto: Reprodução

Em um ato marcado por grande mobilização popular, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula (PT), reuniu mais de mil pessoas na cidade de Canguaretama. Recebido pelo prefeito Leandro e por diversas lideranças locais, como vereadores, o evento reafirmou a unidade do grupo político em torno do projeto liderado pela governadora Fátima Bezerra e pelo presidente Lula na região.

Durante seu discurso, Cadu enfatizou sua trajetória e o propósito de sua pré-candidatura: “Eu sou o Cadu, o Cadu de Lula, o Cadu de quem acredita que a política serve para mudar a vida das pessoas e não a vida do político”, declarou o pré-candidato, destacando a emoção de receber o apoio de quem acredita na transformação social através da gestão pública.

O pré-candidato destacou que as parcerias entre o município, o estado e o governo federal já rendem frutos concretos, como o início iminente da recuperação de estradas locais e a futura instalação de uma policlínica em Canguaretama. Cadu ressaltou que tais avanços só são possíveis porque o Rio Grande do Norte conta com uma “seleção” alinhada com o presidente Lula para defender programas como o Minha Casa Minha Vida e as obras do PAC.

Com 20 anos de experiência no serviço público e um histórico de sete anos na gestão financeira do governo estadual, Cadu de Lula reafirmou sua integridade e prontidão para o desafio. “Eu cuidei, durante esses sete anos, do dinheiro do povo com muito zelo e dedicação. Agora eu quero cuidar mais que isso, eu quero cuidar das pessoas, criar oportunidades e garantir direitos para os que mais precisam”, afirmou, reforçando que está preparado e disposto a cuidar da vida dos potiguares.



Brasil: nova regra amplia horário de desconto em energia para produtores que usam irrigação

Foto: Reprodução

O Governo do Brasil assinou, nesta segunda-feira, 8 de junho, uma portaria que amplia a flexibilidade para utilização dos descontos na conta de energia elétrica destinados à irrigação e à aquicultura. A medida, que dá cumprimento à Lei nº 15.235/2025, beneficia produtores rurais que utilizam sistemas de irrigação e dependem da energia elétrica para bombear e distribuir água nas lavouras. A medida foi apresentada durante o Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Na prática, os irrigantes poderão escolher com mais liberdade os horários em que utilizarão a energia com desconto. Antes, o desconto era aplicado em uma faixa mais restrita, concentrada principalmente no período da noite e da madrugada (22h às 6h). Com a nova regra, o benefício poderá ser usado por 8 horas e 30 minutos por dia, de forma contínua ou fracionada, dentro de uma janela maior: das 21h30 às 17h do dia seguinte, conforme as necessidades da produção.

Com isso, quem irriga pode organizar melhor o funcionamento dos equipamentos conforme a necessidade da lavoura, em horários como o início da manhã ou à noite. A mudança também ajuda o sistema elétrico a aproveitar melhor a energia disponível ao longo do dia.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que assinou a portaria, destacou que a medida é especialmente importante para regiões irrigadas, como o oeste da Bahia, diante dos efeitos das mudanças climáticas.



Prazo para regularização de ligações de esgoto em Caicó termina no dia 15 de junho

Foto: Reprodução

Os moradores e comerciantes de Caicó têm até o próximo dia 15 de junho para regularizar as ligações de esgoto à rede sanitária do município. A medida faz parte da campanha educativa “Caicó Mais Limpa: Esgoto no Lugar Certo”, promovida pela Prefeitura de Caicó para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos efluentes.

A ação foi iniciada após vistorias realizadas pela CAERN e pela Vigilância Sanitária, atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Norte para identificar ligações irregulares de esgoto em galerias de drenagem e riachos da cidade.

Uma campanha foi realizada no municipio no dia 16 de março e foi amplamente divulgada nos canais oficiais do município, no rádio, redes sociais e blogs de noticias, com o prazo de 90 dias para as devidas adequações. A Secretaria de Infraestrutura ainda está fazendo o trabalho de orientar a população de como devem ser feitas as ligações de forma regular.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o prazo concedido para a regularização voluntária está se esgotando e será encerrado no dia 15 de junho. A orientação é que proprietários de imóveis residenciais e comerciais verifiquem suas instalações e realizem as adequações necessárias antes do fim do período estabelecido.

Após o encerramento do prazo, equipes de fiscalização poderão identificar e lacrar conexões clandestinas que estejam despejando esgoto de forma irregular, contribuindo para a poluição ambiental e trazendo riscos à saúde pública.