Cadu de Lula é recebido por mais de mil pessoas em evento na cidade de Canguaretama

Foto: Reprodução

Em um ato marcado por grande mobilização popular, o pré-candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Cadu de Lula (PT), reuniu mais de mil pessoas na cidade de Canguaretama. Recebido pelo prefeito Leandro e por diversas lideranças locais, como vereadores, o evento reafirmou a unidade do grupo político em torno do projeto liderado pela governadora Fátima Bezerra e pelo presidente Lula na região.

Durante seu discurso, Cadu enfatizou sua trajetória e o propósito de sua pré-candidatura: “Eu sou o Cadu, o Cadu de Lula, o Cadu de quem acredita que a política serve para mudar a vida das pessoas e não a vida do político”, declarou o pré-candidato, destacando a emoção de receber o apoio de quem acredita na transformação social através da gestão pública.

O pré-candidato destacou que as parcerias entre o município, o estado e o governo federal já rendem frutos concretos, como o início iminente da recuperação de estradas locais e a futura instalação de uma policlínica em Canguaretama. Cadu ressaltou que tais avanços só são possíveis porque o Rio Grande do Norte conta com uma “seleção” alinhada com o presidente Lula para defender programas como o Minha Casa Minha Vida e as obras do PAC.

Com 20 anos de experiência no serviço público e um histórico de sete anos na gestão financeira do governo estadual, Cadu de Lula reafirmou sua integridade e prontidão para o desafio. “Eu cuidei, durante esses sete anos, do dinheiro do povo com muito zelo e dedicação. Agora eu quero cuidar mais que isso, eu quero cuidar das pessoas, criar oportunidades e garantir direitos para os que mais precisam”, afirmou, reforçando que está preparado e disposto a cuidar da vida dos potiguares.



Brasil: nova regra amplia horário de desconto em energia para produtores que usam irrigação

Foto: Reprodução

O Governo do Brasil assinou, nesta segunda-feira, 8 de junho, uma portaria que amplia a flexibilidade para utilização dos descontos na conta de energia elétrica destinados à irrigação e à aquicultura. A medida, que dá cumprimento à Lei nº 15.235/2025, beneficia produtores rurais que utilizam sistemas de irrigação e dependem da energia elétrica para bombear e distribuir água nas lavouras. A medida foi apresentada durante o Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães (BA).

Na prática, os irrigantes poderão escolher com mais liberdade os horários em que utilizarão a energia com desconto. Antes, o desconto era aplicado em uma faixa mais restrita, concentrada principalmente no período da noite e da madrugada (22h às 6h). Com a nova regra, o benefício poderá ser usado por 8 horas e 30 minutos por dia, de forma contínua ou fracionada, dentro de uma janela maior: das 21h30 às 17h do dia seguinte, conforme as necessidades da produção.

Com isso, quem irriga pode organizar melhor o funcionamento dos equipamentos conforme a necessidade da lavoura, em horários como o início da manhã ou à noite. A mudança também ajuda o sistema elétrico a aproveitar melhor a energia disponível ao longo do dia.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que assinou a portaria, destacou que a medida é especialmente importante para regiões irrigadas, como o oeste da Bahia, diante dos efeitos das mudanças climáticas.



Prazo para regularização de ligações de esgoto em Caicó termina no dia 15 de junho

Foto: Reprodução

Os moradores e comerciantes de Caicó têm até o próximo dia 15 de junho para regularizar as ligações de esgoto à rede sanitária do município. A medida faz parte da campanha educativa “Caicó Mais Limpa: Esgoto no Lugar Certo”, promovida pela Prefeitura de Caicó para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos efluentes.

A ação foi iniciada após vistorias realizadas pela CAERN e pela Vigilância Sanitária, atendendo a uma solicitação do Ministério Público do Rio Grande do Norte para identificar ligações irregulares de esgoto em galerias de drenagem e riachos da cidade.

Uma campanha foi realizada no municipio no dia 16 de março e foi amplamente divulgada nos canais oficiais do município, no rádio, redes sociais e blogs de noticias, com o prazo de 90 dias para as devidas adequações. A Secretaria de Infraestrutura ainda está fazendo o trabalho de orientar a população de como devem ser feitas as ligações de forma regular.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o prazo concedido para a regularização voluntária está se esgotando e será encerrado no dia 15 de junho. A orientação é que proprietários de imóveis residenciais e comerciais verifiquem suas instalações e realizem as adequações necessárias antes do fim do período estabelecido.

Após o encerramento do prazo, equipes de fiscalização poderão identificar e lacrar conexões clandestinas que estejam despejando esgoto de forma irregular, contribuindo para a poluição ambiental e trazendo riscos à saúde pública.



Brasil: recreio e intervalo podem integrar jornada de trabalho do professor

Foto: Reprodução

O que durante décadas foi tratado apenas como “pausa” dentro da rotina escolar agora ganhou definição jurídica do Supremo Tribunal Federal (STF). Em julgamento concluído em 13 de novembro de 2025, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 1058, a Corte firmou entendimento de que o recreio escolar, na educação básica, e os intervalos entre aulas, no ensino superior, podem integrar a jornada de trabalho dos professores quando não houver descanso efetivo.

A decisão reacendeu discussões em todo o país sobre horas extras, remuneração de períodos intrajornada e condições de trabalho enfrentadas por docentes das redes pública e privada de ensino.

Segundo a advogada Mylena Leite Ângelo, especialista em Direito do Servidor Público e fundadora do escritório Mylena Leite Advocacia, o entendimento representa um marco histórico para profissionais da educação que permanecem à disposição das instituições de ensino mesmo durante os intervalos.

“O Supremo consolidou o que os professores vivenciam diariamente. Em muitos casos, o intervalo não é descanso real. O docente continua corrigindo provas, organizando material, atendendo alunos, preparando aulas e resolvendo demandas administrativas. A decisão reconhece justamente essa realidade prática”, afirma.

A tese firmada pelo STF estabelece que cabe à instituição de ensino comprovar eventual descanso efetivo do profissional, afastando a presunção automática de que o recreio corresponde necessariamente a período de repouso.

O impacto da decisão ganha dimensão nacional em um país que reúne cerca de 2,4 milhões de professores na educação básica, segundo dados do Censo Escolar 2025 divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O número reforça o alcance social e econômico da discussão envolvendo jornada docente e direitos trabalhistas da categoria.



Caern trabalha para restabelecer abastecimento em Parelhas após problema elétrico

Foto: Reprodução

A Caern está trabalhando para normalizar o fornecimento de água na cidade de Parelhas, que foi afetado por um problema elétrico nesta terça-feira (9), por volta das 15h. Para realizar os serviços de manutenção, foi necessário suspender temporariamente o abastecimento em todo o município.

A equipe técnica da Companhia está atuando no conserto, com previsão de conclusão para esta quarta-feira (10), até as 18h. Após a conclusão do serviço, o sistema será religado e o abastecimento será totalmente normalizado em um prazo de até 72 horas, à medida que a rede for carregada e a pressão da água chegue a todas as áreas.



Brasil regulamenta subvenção ao diesel e regras para desconto de R$ 1,12 por litro comercializado. Confira detalhes

Foto: Reprodução

Em meio ao cenário de instabilidade internacional e às pressões sobre os preços da energia decorrentes dos conflitos no Oriente Médio, o Governo do Brasil publicou nesta terça-feira (9/6), no Diário Oficial da União, o Decreto 12.995 que regulamenta a concessão de subvenção econômica aos produtores e importadores de óleo diesel de uso rodoviário no País, no valor de R$ 1,12 por litro comercializado, conforme previsto na Medida Provisória nº 1.363/2026.

A medida estabelece as regras para operacionalização do benefício, voltado às refinarias nacionais e aos importadores habilitados, com o objetivo de garantir previsibilidade no abastecimento de diesel no País e contribuir para mitigar os impactos da volatilidade internacional dos preços do combustível sobre o mercado interno.

Lembrando
No dia 29 de maio, o governo brasileiro publicou novas medidas para renovar as ações de contenção da alta dos preços dos combustíveis . As ações substituem as medidas emergenciais adotas pelo governo diante da volatilidade do mercado mundial de petróleo, já que a primeira fase dessas iniciativas tinha vigência prevista até 31 de maio.

Acesso

Para ter acesso à subvenção, produtores e importadores deverão aderir formalmente ao programa junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), por meio de termo de adesão, e comprovar que o valor correspondente ao benefício foi integralmente descontado no preço de venda do diesel rodoviário. O desconto deverá constar de forma expressa na Nota Fiscal Eletrônica, no campo de informações complementares. O decreto também estabelece que a subvenção será apurada em períodos quinzenais, entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2026, com envio obrigatório à ANP de informações sobre preços e volumes comercializados até cinco dias úteis após o encerramento de cada período de apuração. Caberá à Agência verificar a conformidade das operações, solicitar eventuais correções e efetuar o pagamento aos beneficiários habilitados.

O pagamento da subvenção deverá ocorrer em até 30 dias após o recebimento da declaração, podendo haver atualização pela taxa Selic em caso de atraso. O decreto também prevê mecanismos de controle e fiscalização, incluindo a obrigatoriedade de manutenção dos registros financeiros e fiscais por cinco anos e a possibilidade de restituição de valores pagos indevidamente. Além disso, enquanto não houver regulamentação conjunta da Receita Federal e da ANP sobre a verificação de adimplência tributária, o recebimento da subvenção ficará condicionado à apresentação de certidões de regularidade fiscal e do FGTS.



Polícia cumpre mandado de prisão contra homem por roubo, furto e ameaça em Currais Novos

Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte cumpriu, nesta terça-feira (09), um mandado de prisão definitiva contra um homem de 37 anos pelos crimes de roubo, furto, Dano e ameaça, no município de Currais Novos/RN.

De acordo com as informações, os crimes foram praticados no município de Currais Novos. O mandado de prisão foi cumprido no Hospital Regional da cidade, onde o condenado se encontrava internado.

Após os procedimentos cabíveis, o homem foi encaminhado ao sistema prisional do Estado, onde permanecerá à disposição da Justiça para cumprimento da pena.



Pagamento de até R$ 3.746: PIS/Pasep confirma depósitos nos dias 15 e 25 de junho

Foto: Reprodução

Esse valor corresponde à soma de dois benefícios: R$ 946 do Abono Salarial, destinado a quem trabalhou por sete meses no ano-base de 2024, com pagamento previsto para o dia 15; e R$ 2.800 referentes ao ressarcimento das cotas do PIS/Pasep, para quem realizou a solicitação até 31 de maio de 2026, com pagamento programado para 25 de junho.

Os valores serão liberados apenas para os trabalhadores que atendem a todos os requisitos previstos para o período de referência. Por isso, é importante consultar as regras, verificar os critérios de elegibilidade e acompanhar o calendário de pagamentos para confirmar o direito ao benefício e realizar o saque corretamente.

Conforme mencionado, o valor de R$ 3.746, que será liberado em junho, vem da soma de dois pagamentos distintos relacionados ao PIS/Pasep: Para quem trabalhou sete meses, o valor do abono em 2026 será de R$ 946.



Bombeiros atendem vítimas de acidente envolvendo animal solto na pista em Santa Cruz

Foto: Reprodução

Na noite do último domingo (07), o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte CBMRN foi acionado para atender uma ocorrência de Atendimento Pré-Hospitalar APH na RN-023, sentido Coronel Ezequiel, no município de Santa Cruz/RN.

Ao chegar ao local, a guarnição constatou um acidente envolvendo uma motocicleta e um cavalo que estava solto na pista. As vítimas, pai e filho, receberam atendimento imediato dos bombeiros e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência SAMU, sendo realizadas as técnicas de estabilização e os procedimentos de primeiros socorros necessários. Após o atendimento inicial, as vítimas foram conduzidas para uma unidade de saúde em Santa Cruz.

O CBMRN alerta que animais soltos em rodovias representam um grave risco para motoristas e motociclistas, especialmente durante a noite e em trechos com pouca iluminação. Em caso de avistamento de animais na pista, os condutores devem reduzir a velocidade, manter distância segura e evitar manobras bruscas que possam provocar acidentes.

A corporação reforça ainda que os proprietários de animais têm a responsabilidade de mantê-los em locais seguros e devidamente cercados, evitando que acessem vias públicas e coloquem em risco a vida de pessoas. O Corpo de Bombeiros orienta que situações envolvendo animais soltos em rodovias sejam comunicadas imediatamente aos órgãos competentes para que as providências necessárias sejam adotadas, contribuindo para a segurança de todos os usuários das vias.



Projeto Todas por RN promove roda de conversa sobre combate à violência contra a mulher em Currais Novos

Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (10), Currais Novos sediará uma roda de conversa do Projeto Todas por RN, iniciativa voltada ao fortalecimento das redes de enfrentamento à violência contra as mulheres. A ação promove debates sobre o combate à violência de gênero, ao feminicídio e ao transfeminicídio, reunindo representantes de instituições e da sociedade civil para discutir estratégias de acolhimento e proteção.

O encontro acontecerá às 9h, na sede do SINTE/RN, localizada na Avenida Dr. Sílvio Bezerra de Melo, nº 763. O projeto busca fortalecer iniciativas de apoio às mulheres e ampliar o diálogo sobre direitos, prevenção da violência e construção de redes de acolhimento no Rio Grande do Norte.