A Petrobras vai produzir o Diesel Verde. O novo combustível poderá atender, em conjunto com o Biodiesel já existente, a parcela de biocombustível que deve ser misturada ao diesel comercializado nos postos.
A adoção do Diesel verde melhora o desempenho dos motores, evitando problemas como entupimentos de filtros, bombas e bicos injetores que vem sendo observados. Além disso, a utilização do diesel verde contribuiria para o país atingir mais uma fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve – 2022/2023).
A Petrobras realizará testes de produção do diesel verde na Refinaria Presidente Getúlio Vargas, em Araucária, no Paraná, a partir de julho. A entrada do combustível no mercado ainda depende de regulamentação pela ANP, a Agência Nacional do Petróleo e Biocombustíveis. O diesel Verde é um combustível que pode ser produzido de plantas ou através do processamento de matéria-prima renovável como óleo vegetal ou gorduras animais, em conjunto com o diesel mineral nas refinarias de petróleo.