Termina, nesta quarta-feira (16), o prazo para partidos realizarem as convenções e indicarem os nomes dos pré-candidatos a prefeitos, vices e vereadores que pretendem ser candidatos nas eleições de 2020.
De acordo com o calendário eleitoral deste ano, os partidos têm até o dia 26 de setembro para encaminhar o pedido de registro de candidaturas aos Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que este ano espera receber em média 700 mil solicitações.
Devido a excepcionalidade da pandemia, as datas do primeiro e segundo turnos foram alteradas para os dias 15 e 29 de novembro respectivamente. Antes, estavam autorizadas a acontecer nos dias 4 e 25 de outubro.
O primeiro turno terá uma hora a mais de votação em todas as zonas eleitorais visando evitar a aglomeração de pessoas e deve iniciar a partir das 7 e se estender até às 17 horas. Além dessa mudança, das 7h às 10h da manhã, será o horário preferencial para pessoas com idade a partir dos 60 anos, considerados de risco para a pandemia. No segundo turno, essa hora a mais será mantida onde for considerada necessária.
O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso disse que essa ampliação foi feita em razão da pandemia do coronavírus e para manutenção da segurança sanitária dos eleitores possibilitando reduzir as aglomerações.
Prazos
27 de setembro
Início da propaganda eleitoral, incluíndo a internet
9 de outubro
Início da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão para o primeiro turno
27 de outubro
Divulgação do relatório discriminando as transferências do Fundo Partidário, os recursos recebidos e os gastos feitos pelos partidos políticos, coligações e candidatos
20 de novembro
Início da propaganda no rádio e televisão para o segundo turno
29 de novembro
Segundo turno das eleições
15 de dezembro
Data limite para encaminhamento à Justiça Eleitoral das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos
18 de dezembro
Data limite para diplomação dos candidatos eleitos.