Em reunião por videoconferência realizada na tarde desta terça-feira (10), a governadora Fátima Bezerra apresentou à diretora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Anos Casero, o panorama das ações realizadas por meio do Governo Cidadão desde o início da gestão, em janeiro de 2019. O encontro dá continuidade às tratativas com o Banco Mundial, que recentemente concluiu sua missão de avaliação do projeto no Rio Grande do Norte.
O empréstimo do Governo junto ao Banco Mundial é responsável por garantir obras nas áreas de saúde, educação e infraestrutura, de suma importância para o desenvolvimento do RN. A gestora falou sobre a pandemia, que dificultou o andamento das obras, mas por sua vez abriu portas para que a instituição financiasse ações voltadas ao combate à Covid-19.
O secretário de Estado da Gestão de Metas e Projetos e coordenador do projeto Governo Cidadão, Fernando Mineiro, discorreu acerca das dificuldades encontradas quanto ao andamento das obras e projetos, que estão atualmente com 75% de execução. Ele elencou os entraves que foram solucionados ao longo desses quase dois anos de gestão, como autorização para aditivos e adequações para reformas e construções de equipamentos culturais, escolas, obras hídricas e sociais e, principalmente, o Hospital da Mulher, em Mossoró, que recentemente foi autorizada pelo banco a ser retomada.
O secretário de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire, também citou a grave situação financeira em que se encontrava o estado em janeiro de 2019, e a importância do financiamento do Banco Mundial para o desenvolvimento social do Rio Grande do Norte. A gestora do Banco Mundial para o Brasil, Paloma Casero, agradeceu a oportunidade de conhecer e falar com a governadora e reconheceu que a parceria é muito boa.
Sobre o Hospital da Mulher, a gestora do banco a classificou como uma obra muito simbólica e importante para a região. Por fim, ela orientou a equipe do Governo a concluir o planejamento dos ajustes que serão considerados necessários à execução plena do projeto Governo Cidadão.