Educação

Avaliação das instituições de educação superior passará a ser on-line

Segundo o Inep, a proposta já foi homologada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Conselho Nacional de Educação e as associações representativas das instituições de ensino

O Inep, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, anunciou a intenção de testar um novo modelo de avaliação das instituições de educação superior.

O Inep informou que a avaliação externa virtual in loco passará a ser feita integralmente on-line, com o objetivo de melhorar o processo de avaliação do ensino superior brasileiro, especialmente diante do atual cenário causado pela pandemia da Covid-19.

O início da avaliação virtual está previsto para o dia 26 de abril. A proposta é, ainda neste mês, inspecionar remotamente 11 instituições.

O instituto garante que vai aumentar de forma gradual, mês a mês, até atingir a meta de 5 mil visitas no fim de outubro deste ano.

Neste primeiro momento, a avaliação externa remota on-line não atenderá a todos os cursos.

Medicina, odontologia, enfermagem e psicologia, por exemplo, continuarão sendo examinados presencialmente.

Segundo o Inep, a proposta já foi homologada pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, o Conselho Nacional de Educação e as associações representativas das instituições de ensino.