Saúde

Vacina testada em Natal mostra eficácia de 100% contra casos graves da covid-19

A vacina Clover, desenvolvida pela fabricante Sichuan Clover Biopharmaceutical, mostrou eficácia de 100% para casos graves da covid-19. O resultado foi divulgado após a conclusão da fase 3 dos testes com o imunizante. O estudo contou com a participação de mais de 30 mil pessoas, em cinco países de quatro continentes. No Brasil, a cidade de Natal foi uma das escolhidas para realizar os ensaios clínicos.

O resultado para as variantes que evoluem para os quadros mais severos da covid-19 também é de 100%, incluindo a Gama e a Delta, que mais circulam no território brasileiro. Para os casos leves a moderados contra qualquer variante – quando não necessita de hospitalização – a eficácia foi de 83%.

No Rio Grande do Norte, foram vacinados voluntários entre 18 e 55 anos, residentes em Natal e região metropolitana, que não estavam com sintomas da covid-19 nem vacinados contra a doença, em abril. Ao todo, 12 mil voluntários participaram do estudo no Brasil. Além do RN, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro foram os estados selecionados para os testes.

A pesquisa com a Clover começou em março de 2021. O estudo avaliou a eficácia do imunizante através da quantidade de anticorpos no sangue, levando em consideração se estes são funcionais, ou seja, se protegem, e a imunidade celular, reafirmando uma maior proteção e uma maior memória imunológica. O ciclo com o imunizante também prevê duas doses, e a vacina deve ser conservada entre 2 e 8 ºC.

De acordo com a fabricante chinesa, o próximo passo é entrar com pedidos de registro do imunizante na China, União Europeia e Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, as tratativas com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a submissão dos resultados do estudo clínico já começaram. Uma reunião para apresentar as informações à agência sobre o processo regulatório está prevista para a próxima semana.