Matematicamente rebaixado para a Série D do ano que vem, o ABC vai entrar em campo pela última vez na Série C de 2019 neste sábado, 24, quando enfrentará o conterrâneo Globo na cidade de Ceará-Mirim, Grande Natal. Apesar da queda antecipada ter sido confirmada no fim de semana passado, o Alvinegro se agarra à Justiça para, hipoteticamente, tentar permanecer na Terceirona em 2020. Por isso, avisou que jogará para vencer neste sábado.
Com o Treze-PB envolvido em dois casos de suspostas irregularidades (primeiro com o zagueiro Breno Calixto e depois com o treinador Celso Teixeira), o ABC precisa vencer a Águia de Ceará-Mirim para, caso o clube paraibano perca pontos, consiga se livrar do rebaixamento para a última divisão nacional. A esperança jurídica existe, e inclusive foi citada pelo presidente Fernando Suassuna em seu pronunciamento na última terça-feira, 20, nas redes sociais.
Para este jogo contra o Globo, o técnico Roberto Fernandes terá apenas uma baixa na equipe, que é o zagueiro Adalberto, que pediu desligamento do clube para se apresentar no Fortaleza-CE. No mais, todos os demais titulares estarão a disposição e prontos para tentar levar o Alvinegro à vitória que, num futuro próximo, poderá livrar o time do rebaixamento.
No lado do Globo, o técnico Higor César contará com três desfalques. O zagueiro Alexandre e o meio-campista Jean Natal, suspensos, terão de cumprir a punição automática e não entrarão em campo diante do ABC. Já o volante Jardel, que está na Águia emprestado pelo ABC, também não terá condições de jogo e precisará acompanhar o duelo das arquibancadas. Os substitutos ainda não foram definidos pelo treinador globense.
Atualmente, a dupla potiguar compõe a zona de rebaixamento do Grupo A. O Globo tem 16 pontos e está na nona colocação, enquanto que o ABC está com 15 pontos e é o lanterna da chave.
O Treze, primeiro time fora do Z2, possui 18 pontos, mas tem uma vitória a mais que o Globo e duas vitórias a mais que o ABC, seus concorrentes diretos contra a queda para a última divisão do Campeonato Brasileiro.