Mais de 35 milhões de brasileiros vão ter descontos na conta de luz neste começo de ano. É que, de acordo com o Ministério de Minas e Energia, essas famílias conseguiram economizar e ter o consumo dentro do limite sugerido pelo governo para ter bônus na tarifa.
Pelas regras do programa do governo federal, o desconto pode ser de até 20% do valor da conta de luz. E vale para quem teve redução de pelo menos 10% na conta de energia se comparado ao mesmo período em 2020.
Desconto na conta de luz
A economia é referente aos meses entre setembro e dezembro do ano passado. Assim, quem teve redução no consumo agora vai poder contar com esse bônus. O valor, de acordo com o governo federal, vai ser de R$ 2,4 milhões que serão descontados das famílias.
O programa foi criado pelo governo federal no ano passado, na tentativa de incentivar a redução no consumo de energia por conta da escassez hídrica. A falta de chuvas baixou o nível dos reservatórios e deixou o Brasil numa situação crítica que traz consequências ainda neste começo de ano.
Pelos dados do Ministério de Minas e Energia, a economia das famílias resultou em mais de 5,6 milhões de megawatt/hora (MWh). Uma grande economia que, segundo o governo, representa todo o consumo de estados como a Paraíba e o Rio Grande do Norte.
Assim, a medida faz parte do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica. E vale para todos os tipos de consumidores, seja residencial, industrial, comércio, serviços, rural e serviço público.
Dessa forma, pelo programa, o desconto vai ser feito de forma automática, sem que as famílias precisem fazer qualquer tipo de solicitação. E o bônus vai ser informado na conta de luz de janeiro, com redução no valor da conta do mês seguinte.