A Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) desenvolveu o livro “O museu vai às escolas: roteiros histórico-culturais para a preservação e promoção da memória seridoense”, escrito pelo professor Eduardo Hass. O e-book trata de temas como patrimônio cultural, região do Seridó e roteiros histórico-culturais. Publicado pela Editora da UFRN (EDUFRN), o documento digital já está disponível para download no repositório da UFRN.
Obra abrange várias áreas de conhecimento de forma inclusiva. A iniciativa é uma parte do projeto “O Museu vai às escolas”, roteiros histórico-culturais para a preservação e promoção da memória seridoense. A obra é composta por seis partes: apresentação; eixo dos saberes e fazeres; celebrações; lugares; formas de expressão; referências bibliográficas.
O conteúdo é interativo com apresentação de roteiros histórico-culturais, levando o Museu do Seridó, em Caicó, para as escolas da região seridoense, percorrendo diferentes cidades da área. Visando uma abordagem educativa, o e-book consegue abranger várias áreas de conhecimento de forma inclusiva, pois apresenta os termos técnicos de cada assunto acompanhados de suas devidas explicações, o que dá ao texto melhor fluidez e amplia o olhar sobre o potencial do turismo cultural no Seridó. Os organizadores recorreram a um conjunto de conhecimentos e articularam elementos de história, turismo cultural, museologia e educação.
As informações relacionam a história do museu, costumes, tradições e o patrimônio geoambiental do turismo do local, apresentando os cenários turísticos, as celebrações populares e a hospitalidade do povo seridoense. O material contribui para a valorização do patrimônio cultural seridoense e sua futura apropriação pelo turismo cultural. O livro é resultado de uma parceria entre curso de turismo da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS/UFRN), o curso de história do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES/UFRN), e o Museu do Seridó (MDS/UFRN).
Tribuna do Norte