Os professores da Rede Estadual de Ensino estão mobilizados para cobrar que os deputados estaduais garantam celeridade à análise do Projeto de Lei, de autoria do Executivo, que visa garantir o reajuste de 33,24% do Piso Salarial 2022. Nesta terça-feira (22), a categoria realiza um ato público em frente à sede da Assembleia Legislativa.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN (Sinte-RN), a mobilização tem como pauta acompanhar a tramitação do Projeto de Lei que trata sobre o reajuste de 33,24% prometido pelo Governo do Estado no acordo que encerrou a greve da Rede Estadual. Na ocasião, o Sindicato reúne a categoria para sensibilizar os parlamentares. Ainda segundo os dirigentes do Sinte-RN, é importante que os deputados aprovem a matéria ainda nesta semana, garantindo a implementação do Piso.
Aprovado na última quarta, 16 de março, pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia, o texto foi encaminhado para a Comissão de Finanças. Em seguida, conforme os ritos da Casa, deve ser analisado, votado e aprovado ou rejeitado em plenário.
Nessa segunda-feira (21), durante Audiência Pública na Assembleia Legislativa sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, alguns representantes da categoria participaram do evento e reivindicaram a aprovação do PL. Miguel Salustiano, que é professor e diretor de comunicação do Sinte-RN, atuou como porta-voz da entidade. O sindicalista levou em consideração o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” para fazer a cobrança.
“A temática abordada pela Campanha da Fraternidade 2022 pode ser decisiva para recolocar a educação brasileira na centralidade do projeto para o novo país que queremos construir. Educação que emancipa e humaniza tem que ser fraterna, pois, a fraternidade é o caminho do amor. É olhar para o próximo com compaixão, acolher sem julgamentos”, afirmou Miguel.
E completou: “A melhoria da educação brasileira, sobretudo da educação básica pública, passa também pela valorização dos seus profissionais através de salário digno, carreira, formação continuada e condições de trabalho. Por isso ainda estamos em luta pela implantação do reajuste do Piso de 2022. Vários municípios e o Governo do Estado já negociaram o reajuste. Inclusive no caso do Governo estadual, o PL tramita nesta casa e o Sinte/RN aproveita para pedir celeridade na aprovação deste projeto pelos deputados e deputadas”.
Miguel Salustiano também aproveitou a ocasião para denunciar que prefeitos do RN estão se negando a implementar os 33,24% relativos à correção deste ano aos professores municipais.
Greve
Já os educadores da Rede Municipal de Ensino de Natal ameaçam entrar em greve na próxima segunda-feira (28). A data para uma possível deflagração do movimento grevista foi acertada, nessa segunda-feira (21), durante Assembleia virtual da categoria coordenada pelo Sinte-RN.
Os professores da capital pedem um posicionamento da Prefeitura de Natal e da Secretária Municipal de Educação em relação às demandas da categoria e cobram, entre outras coisas, a implantação do Piso 2022, melhores condições de trabalho e a realização de concurso público.
Uma nova Assembleia da Rede Municipal do Natal será realizada na quinta-feira (24) para pautar a realização de concurso público, as condições de trabalho e os 33,24% do Piso 2022.