Expandir o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para atender todo o Oeste e Médio Oeste Potiguar é o objetivo do trabalho planejado pelo Governo do Estado. O plano para ampliação da política pública de saúde foi discutido em reunião que aconteceu na tarde desta terça-feira (3), em Mossoró.
A expansão está prevista para acontecer até agosto. “Há demanda por parte dos gestores, é o desejo por parte da população. E nosso governo tem por princípio garantir a expansão e o fortalecimento do SUS no Rio Grande do Norte. Para isso, tem passos concretos nessa área, como a expansão do Samu. Já expandimos o serviço na região do Potengi, instalamos uma base em Patu e hoje as tratativas com as prefeituras da região para expandir nesta região. É um serviço muito importante e fundamental que traz a missão de salvar vidas, quanto mais o Samu estiver perto das pessoas, maiores são as oportunidades de cuidarem da saúde e salvar mais vidas”, disse a governadora Fátima Bezerra.
Com sede no município de Patu, atualmente o serviço atende onze municípios do Médio Oeste, beneficiando aproximadamente 70 mil potiguares que vivem naquela área. O Samu em Patu funciona com a cooperação entre Governo do Estado, representado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública, e municípios. A gestão estadual garante a ambulância de suporte básico e sua manutenção, além de insumos, equipamentos de proteção individual (EPIs), medicamentos, treinamentos e certificações. Os municípios são responsáveis pela escala de recursos humanos.
“A expansão representa mais acesso para a população, mais saúde, representa salvar mais vidas. Em dezembro implantamos a base em Patu e nos próximos dias estaremos expandindo a cobertura para mais municípios, de forma que até agosto estaremos com cobertura de quase 100% na região”, explicou Lyane Ramalho, secretária-adjunta da Sesap.
Transformação do Samu no RN: “Podemos considerar que não temos mais vazios assistenciais”
No início do governo em 2019, o serviço cobria 64 municípios com aproximadamente 1,4 milhão de pessoas cobertas. Hoje, o Samu chega a 88 municípios, atendendo 1,7 milhão de habitantes, com um serviço mais estruturado.
Tribuna do Norte