“Dois meses são eternidades em política”. A declaração é do prefeito de Natal, Álvaro Dias, e sinaliza que ele vê possibilidade de que surja, até o prazo final para as convenções partidárias, que encerra em 5 de agosto, opções que ainda não estão apresentadas para concorrer ao Governo do Estado nas eleições deste ano.
A declaração de Álvaro Dias que revela ainda vislumbrar tempo para a articulação de novidades foi diante da pergunta, feita pela reportagem da Tribuna do Norte, sobre qual nome ele deve apoiar entre os pré-candidato ao governo do Estado que atualmente estão lançados. Sem uma resposta, ele foi questionado se considera a possibilidade de aparecerem alternativas até as convenções.
O cenário político-eleitoral ainda é de incerteza em relação ao apoio do prefeito de Natal, Álvaro Dias (PSDB), a qualquer um dos postulantes de candidaturas ao governo do Rio Grande do Norte que foram lançadas pelos partidos até agora. A expectativa da classe política, dos partidos e do eleitorado é se o chefe do Executivo Municipal apoia um candidato da oposição, se anuncia neutralidade na campanha ou se declara apoio à governadora do Estado.
O posicionamento do prefeito Álvaro Dias reveste-se de importância pelo fato de Natal responder pelo maior contingente eleitoral do Rio Grande do Norte, com 575.797 (22,96%) dos eleitores. O eleitorado do Estado é, até o momento, de 2.5 milhões de pessoas.
Mas Álvaro Dias evita comentários mais detalhados, publicamente, sobre as eleições. Diante das perguntas da reportagem da TN, ele voltou a manifestar, inicialmente, que sua preocupação prioritária, no momento, é com a administração municipal e resolver os problemas da cidade: “A minha prioridade é a gestão, é a administração do município de Natal. Nós temos problemas sérios para enfrentar e resolver e vamos resolver”.
Em seguida, o chefe do Executivo dá a entender que tem tempo para anunciar o seu posicionamento político sobre a chapa de governador, embora já apoie, declaradamente, a pré-candidatura a senador do ex-ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Martinho.
Álvaro Dias vai aguardar a oficialização dos candidatos pelos partidos durante as convenções entre os dias 20 de julho e 05 de agosto para anunciar quem apoiaria para o governo. “Não tenho nenhuma definição ainda sobre isso não. Vou aguardar e no momento oportuno eu vou me pronunciar”, afirmou à Tribuna do Norte antes de receber, na manhã da quinta-feira (19), o Prêmio Prefeito Empreendedor, na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae-RN), em Lagoa Nova.
A dúvida de Álvaro Dias é a mesma do presidente estadual do seu partido, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira, que há uma semana, numa visita a municípios da região Oeste, disse que ainda ouvirá as bases partidárias, presidentes de diretórios municipais, vereadores e prefeitos e a bancada na Casa, para se pronunciar, publicamente, a respeito de apoio à chapa majoritária nas eleições de 2022.
Mas, a exemplo do prefeito de Natal, Ezequiel Ferreira também já se decidiu por apoiar Rogério Marinho para o Senado Federal, enquanto a bancada de 12 deputados estaduais está dividida meio a meio, enquanto uma parte faz oposição declarada à governadora em plenário – Galeno Torquato, Getúlio Rego, Gustavo Carvalho, José Dias, Nelter Queiroz e Tomba Farias, a outra banda tem dado apoio sistemático ao governo – Albert Dickson, Doutor Bernardo, Ezequiel Ferreira, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes .
Tribuna do Norte