Alerta

RN atinge um recorde de medalhas no Campeonato Brasileiro de Xadrez

Os irmãos Theo e Enzo Magalhães brilharam na disputa nacional. Foto: Divulgação

O Campeonato Brasileiro de Xadrez realizado em Natal premiou no domingo (5) todos os campeões do Festival Nacional da Criança e Adolescente, realizado durante a semana no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o evento inédito na região Nordeste, teve como grande destaque a participação do Rio Grande do Norte, que pela primeira vez em 98 anos de história conseguiu um número recorde de medalhas.

A dupla de irmãos potiguares, Theo Magalhães e Enzo Magalhães, do colégio Marista, deram uma grande contribuição, conquistando juntos cinco medalhas para o estado. Theo ganhou ouro e sagrou-se tricampeão brasileiro no ritmo Blitz e conquistou mais duas de prata no Rápido e Clássico (Sub-12), enquanto Enzo levou duas medalhas de bronze no Rápido e Clássico (Sub-16). Quem também brilhou foi Davi Alves, aluno da UFRN, que conquistou três medalhas de prata nos ritmos Blitz, Rápido e Clássico (Sub-20).


No feminino, Bárbara Beatriz de Macedo também teve grande desempenho ganhando três medalhas de bronze nos três ritmos, pela categoria Sub-20. No Sub-8, destaque para Maria Beatriz de Araújo, do Colégio das Neves, conquistando dois bronzes, além de Larissa de Sena, bronze no Blitz (Sub-10). No total, o RN conquistou 14 medalhas (uma de ouro, cinco de prata e oito de bronze). Na última edição do Brasileiro, o estado tinha conquistado apenas uma de ouro.


A alta performance dos enxadristas potiguares deve-se ao fato do evento ter sido realizado em Natal, diminuindo as despesas com traslado e hotel. “Os altos custos de viagem e hospedagem impediam que os atletas do Norte e Nordeste disputassem nos campeonatos sediados no Sul do país, e agora com esse evento inédito no Nordeste, conseguimos atrair um número bem maior de participantes de outros estados da região, superando inclusive as nossas expectativas”, explicou o presidente da CBX, Maximo Igor Macedo. 

Tribuna do Norte