Parte da bancada tucana de 12 deputados na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte estará em Brasília na próxima semana (dias 12 a 15), onde deverão discutir com a direção nacional do PSDB, os rumos da legenda nas eleições estaduais. À frente da comitiva de três parlamentares, o presidente da Casa, o deputado estadual Ezequiel Ferreira, que também preside a Executiva Estadual do partido, além dos deputados Gustavo Carvalho e Tomba Farias, que apoiam a pré-candidatura do partido Solidariedade a governador do Estado, o ex-vice-governador Fábio Dantas.
Os três deputados potiguares deverão se reunir com uma Comissão de Avaliação de Candidaturas Regionais criada na terça-feira (07) pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, com a finalidade de “subsidiar eventuais encaminhamentos e decisões da presidência e da própria Executiva Nacional a respeito de situações regionais específicas”.
A Comissão de Avaliação de Candidaturas Regionais tem a seguinte composição: Nelson Marchezan (vice-presidente), Beto Pereira (secretário-geral), Duarte Nogueira (membro da Executiva Nacional), deputado federal Adlofo Viana (Bahia) e senadora Izalci Lucas (Distrito Federal), líderes tucanos nas duas casas do Congresso Nacional, que podem indicar substitutos.
O deputado Ezequiel Ferreira não anunciou, ainda, quem pessoalmente apoiará para o governo do Estado, mas tem dito que primeiro ouvirá os prefeitos, vice-prefeitos, dirigentes municipais e os seis deputados do PSDB, antes de tomar uma decisão sobre quem apoiaria para governador, embora em abril tenha firmado um acordo informal com o presidente do MDB, Walter Alves, em que ambos tomariam uma posição conjunta com relação aos rumos políticos para o governo. Alves é pré-candidato a vice-governador numa chapa liderada pela governadora Fátima Bezerra.
Em relação a disputa para o Senado da República, Ezequiel Ferreira e Walter Alves, têm posições divergentes, enquanto o presidente da Assembleia apoia a pré-candidatura do ex-ministro Rogério Marinho (PL), o deputado Walter Alves já declatou apoio à pré-candidatura do ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves (PDT).
Da bancada de 12 deputados, cinco tucanos já declaram apoio a reeleição da governadora, Albert Dickson, Doutor Bernardo, Kleber Rodrigues, Raimundo Fernandes e Ubaldo Fernandes, mas que apoiariam o ex-ministro do Desenvolvimento Regional para o Senado da República, que também conta com apoio dos deputados tucanos Galeno Torquato, Getúlio Rego e José Dias, que se opõem à Fátima Bezerra.
O deputado Ezequiel Ferreira ainda deverá conversar com a direção nacional do PSDB sobre a situação da candidatura presidencial, pois nas prévias tucanas apoiou o ex-governador de São Paulo, João Dória, que por não decolar nas pesquisas de intenções de votos acabou perdendo apoio interno para concorrer a presidente da República.
Tribuna do Norte