Resgatando a cultura do algodão na região Seridó, o projeto Agro Sertão, desenvolvido e mantido através de parceria entre Embrapa-PB, SEBRAE/RN, Instituto Ruachuelo e prefeituras, tem mostrado que é possível plantar algodão no semiárido, principalmente aqui no Seridó. A primeira safra aconteceu de maneira exitosa e chamou atenção de toda a região com os números significativos, com mais de 30 toneladas do “ouro branco”.
Na manhã desta quarta-feira, dia 05 de outubro, em Acari, os municípios que integram os dois polos (Acari, Cruzeta, Carnaúba dos Dantas, São José, Caicó, Jardim do Seridó, São Vicente e Jucurutú) se reuniram para valiações técnicas e discussão do novo ciclo algodoeiro para 2023.
O algodão é uma das culturas mais versáteis, podendo se obter vários produtos como: óleo, alimento animal e fibra têxtil. Está entre as culturas mais importantes de fibra do mundo, e com o projeto Agro Sertão, tem se conseguido uma fibra de primeira qualidade, ainda por cima gerando oportunidade de geração de renda para o homem e mulher da agricultura familiar. Com a safra 2022 foi possível gerar uma retorno de aproximadamente R$ 227.000,00 (duzentos e vinte e sete mil reais), valor distribuído conforme a produção de cada pequeno produtor de algodão, participantes do projeto.