O samba é das meninas! O Coletivo Mulheres na Roda de Samba Natal realizará um Ensaio Aberto, no dia 22 de outubro, na Cervejaria Resistência – para que o público já vá entrando no clima do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba, a ser realizado em dezembro. O Encontro é um evento anual que acontece desde 2018, idealizado pela cantora e comunicadora carioca Dorina. O projeto tem o objetivo de reunir rodas de samba femininas espalhadas pelo país e por outros países, em um só dia, fortalecendo, promovendo e estimulando a presença e a atuação feminina no samba e homenageando as mulheres precursoras do samba nacional.
A comissão artística do Coletivo é formada por Valéria Oliveira, Dani Cruz e Dodora Cardoso, que também são as vozes de uma banda composta por outras oito musicistas, atuantes no samba potiguar: Deny Nascimento, Mariângela Figueiredo, Mylãnne Santana, Priscila Matos, Rafaela Brito, Ranah Duarte, Silvia Marinho e Mônica Michelly (que também dirige a Roda).
No repertório estarão clássicos do samba de mestres como Jorge Aragão, Nei Lopes, Candeia, Zeca Pagodinho, Nelson Cavaquinho, entre outros, e de mestras, compositoras e intérpretes, a exemplo de Dona Ivone Lara, Alcione, Clara Nunes, Leci Brandão e Beth Carvalho, além músicas autorais das artistas participantes da roda.
O Ensaio Aberto Mulheres na Roda de Samba Natal conta com o apoio do SEBRAE/RN, através do Edital Economia Criativa 2022. O projeto é uma realização da Sollar Comunicação, coproduzido pela Caruru Produções, Guria Produtora, Maria Boa Produtora, DC iltda, Dodora Cardoso e Valéria Oliveira Produções, em parceria com a Cervejaria Resistência e Cozinha da Nêga.