Diversos

Natal decreta que no 2º turno os ônibus serão gratuitos

Prefeito Álvaro Dias anunciou nas redes sociais ontem que os ônibus da capital serão gratuitos no dia 30 de outubro. Foto: Reprodução

O prefeito de Natal, Álvaro Dias, informou que está decretada a gratuidade nos transportes públicos da capital para o segundo turno das eleições, dia 30 de outubro. O anúncio foi realizado ontem com um vídeo nas redes sociais.

“Isso vai facilitar o transporte das pessoas carentes e mais necessitadas aqui na cidade de Natal, a exemplo de outras capitais da região Nordeste que adotaram a mesma postura e o mesmo posicionamento”, destacou o prefeito em vídeo. 


O Governo do Estado definiu as regras para que os eleitores do Rio Grande do Norte tenham acesso gratuito aos locais de votação no próximo domingo (30), quando ocorre o segundo turno das eleições deste ano. O funcionamento será distinto para quem utiliza o transporte urbano entre os municípios da Região Metropolitana de Natal e para o intermunicipal rodoviário com destino às demais cidades do interior. Nesse último caso, as passagens devem obrigatoriamente serem adquiridas previamente até as 22h do dia 28, mediante título de eleitor. A estimativa é que o governo invista em torno de R$ 400 mil para assegurar que os potiguares tenham gratuidade no deslocamento até o domicílio eleitoral.  

A operacionalização do passe livre foi anunciada no fim da tarde desta segunda-feira (24), durante uma coletiva de imprensa, que reuniu na Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), a diretora geral do DER, Natécia Nunes, o secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier, a assessora jurídica do Gabinete Civil, Luciana Daltro, e empresários do setor de transporte, representados pela Fetronor, Sintra, Atomp e Aspetrans. Todos os detalhes apresentados aos jornalistas constarão em decreto, que será publicado na edição do Diário Oficial do Estado (DOE).   


Segundo Carlos Eduardo Xavier, os eleitores de Natal e região poderão utilizar livremente, durante o domingo (30), os ônibus e vans do transporte alternativo metropolitano sem necessidade de apresentação de qualquer documento. “Será utilizado o sistema já existente com aumento de 30% da frota que normalmente fica em operação. O governo quer garantir o acesso de todos os cidadãos aos locais de votação”, diz o secretário.  


O mesmo vai ocorrer com o transporte intermunicipal que interliga as principais cidades do interior do Rio Grande do Norte e capital. Não serão criados trajetos ou linhas extras. De acordo com informações das empresas, foram emitidos cerca de 15 mil bilhetes no primeiro turno das eleições e a estimativa é que esse número pode chegar até 30 mil com a gratuidade, segundo informações do Governo.  

Tribuna do Norte