Com a chegada do verão e o aumento do fluxo de veranistas e turistas nas praias do Rio Grande do Norte, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Norte (CBMRN) alerta: água no umbigo sinal de perigo. Dessa forma, para apreciar o verão tranquilo e seguro, são necessários alguns cuidados, como o uso do protetor solar, trânsito seguro e medidas para prevenir o afogamento.
Uma das principais orientações feitas pelos guarda-vidas do CBMRN é para quem vai entrar no ambiente aquático não faça o uso de bebida alcoólica, pois o álcool inibe a noção de perigo. Nadar ou brincar no mar depois de comer não é recomendado, pois corre o risco de congestão. Outra dica é manter-se afastado de pedras e costeiras.
Além dos perigos que os ambientes aquáticos impõem aos adultos, os pais ou familiares devem ficar atentos também com as crianças. Com as praias lotadas nesse período, o CBMRN pede que os familiares tenham atenção redobrada.
Para intensificar as ações educativas no objetivo de prevenir o afogamento e desaparecimento de crianças, o CBMRN e diversos órgãos públicos lançarão no dia 6 de janeiro a Campanha Praia Segura 2023, que está inserida no cronograma da “Operação Verão”.
“O trabalho de prevenção é feito de forma diária, todos os dias da semana e em qualquer período do ano. No entanto, em janeiro, juntamente com a Cruz Vermelha, distribuímos as pulseirinhas de identificação para a população. É mais um modo de prevenção”, explica o tenente Christian Bari, subcomandante do Grupamento de Busca e Salvamento Aquático.
Revista BZN