O consumo de tabaco, bebida alcoólica, alimentação inadequada e a falta de prática de atividades físicas estão entre os principais fatores de risco para o surgimento do câncer em todo o mundo. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), a doença é uma das principais causas de morte na população. A previsão é que 2,1 milhões de pessoas morram em decorrência da doença, até 2030.
Câncer, também conhecido como tumor maligno e neoplasia é a denominação genérica de um grupo de doenças que pode afetar qualquer parte do corpo. A doença é caracterizada pelo crescimento desordenado de células que invadem órgãos e tecidos.
“É unânime entre as recomendações médicas a indicação de hábitos saudáveis, como a interrupção do fumo, de bebidas alcoólicas, além do estímulo à prática de atividades físicas regulares na prevenção do câncer. De acordo com a OPAS, 40% dos casos poderiam ser prevenidos evitando estes fatores de risco”, destaca a médica Gisele Abud.
A médica acrescenta que o câncer de pulmão está entre os mais comuns, segundo as autoridades em saúde, e que o tabagismo é o principal fator de risco para o câncer, causando 22% das mortes.
Segundo Gisele, “é inegável que rastrear o câncer precocemente é fundamental para tratar corretamente e aumentar as chances de cura, mas a recomendação prioritária, é adotar hábitos que contribuam de fato para o não aparecimento da doença”.
E continua: “Os exames ajudam no monitoramento e se fazem essenciais, porém, a prevenção de fato é mudar hábitos, rotina, o que permite que o corpo funcione melhor e saudável”, complementa.
Dicas de prevenção:
No Dia Mundial do Câncer, comemorado neste sábado (4), busca aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, confira oito dicas fundamentais de prevenção:
-Não fume;
-Não consuma bebidas alcoólicas;
-Coma alimentos saudáveis;
-Pratique atividades físicas;
-Mulheres, realizem o exame preventivo do corpo do útero;
-Vacine-se contra HPV, Hepatite e outras doenças;
Não consuma carnes processadas;
-Evite exposição ao sol nos horários mais quentes.
Tribuna do Norte