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Alerta: estudo inédito revela desafios emocionais diários na relação dos brasileiros com o dinheiro

A relação com o dinheiro vai além do aspecto racional e tem um impacto emocional na vida dos brasileiros de todas as classes sociais, tanto é que sete em cada dez não usam palavras positivas quando precisam descrever sua vida financeira. É o que aponta estudo inédito “Dismorfia Financeira” lançado pelo will Bank.

Os dados traduzem o que as pessoas pensam e, principalmente, sentem sob uma ótica nada óbvia que vai além do ter ou não dinheiro, mas de se sentir incluído, evidenciando os desafios do mercado financeiro para acolher e trazer pertencimento às diferentes e plurais realidades brasileiras.

O estudo – para o qual foram entrevistadas mais de 2 mil pessoas, entre 18 e 40 anos, de diferentes grupos étnicos, classes sociais e de todas as regiões do país – revela que a relação com o dinheiro é muitas vezes dolorida. Isso ocorre mesmo entre aqueles que não estão em situação financeira precária, quando sentimentos de inadequação e comparação com outras pessoas são comuns: 71% acreditam que os outros ganham facilmente aquilo que eles precisam conquistar com muito esforço, o mesmo percentual disse que há lugares em que se sentem desconfortáveis de estar ou de pensar em ir. No nordeste, o percentual aumenta um pouco e chega a 72%.

Enquanto na amostra geral 71,3% não usam palavras positivas para descrever a situação financeira atual, o cenário muda quando olhamos para homens brancos da classe AB1: positivas são maioria, com 58,1% , negativas somam 19,4% e neutras 22,5%. Já no outro extremo, mulheres pretas e pardas da classe DE, palavras positivas são apenas 10,5%, negativas 61,4% e neutras 28,1%.

Um olhar para o Nordeste

No Nordeste, a maioria em cidades com menos de 100 mil habitantes, as contas do dia a dia preocupam mais do que o resto do país. E a palavra desconforto se destaca na região: ela foi escolhida por 13,2% dos entrevistados, o maior percentual entre as regiões para descrever as necessidades mais imediatas e recorrentes, tais como compras de supermercado do mês, contas de consumo de água, luz e moradia, causam sentimento de preocupação. O Sudeste aparece em segundo lugar, com 11,4%, seguido de Norte (9,2%), Sul (8,9%) e Centro-Oeste (8,1%).

No outro extremo, a palavra tranquilidade, opção de 29,8% da amostra geral, aparece em apenas 14% das respostas dos nordestinos, percentual mais baixo entre todas as regiões. O Sul assinalou 22%, Centro-Oeste 17,2%, Sudeste 16,1% e Norte, com 14,3%.

Quando o assunto são outros gastos eventuais, que envolvem parcelamento dos bens, tais como compra de um celular ou um eletrodoméstico novo, entrada ou parcelas mensais de uma moto ou outro automóvel, os nordestinos também tiveram o menor percentual da palavra satisfação entre todas as regiões. Apenas 12% se sentem confortável para essas compras, quase a metade do percentual obtido no Sul (20%), por exemplo.

A pesquisa apontou que 62% dos nordestinos entrevistados disseram que às vezes têm vontade de usar o crédito que lhes é oferecido, mas não usam porque têm medo de não conseguir pagar. Só ficando atrás do Norte, região com maior índice para esta alternativa no país, com 67%.

O Nordeste também aparece na pesquisa como a região que menos respondeu já ter pedido um empréstimo para o banco via aplicativo, apenas 28,8% dos entrevistados contra 37,6% no Centro-oeste, por exemplo, região com maior percentual. Também não pediram empréstimo para o banco através do gerente ou atendente, com apenas 12,6% ante os 18,2% do Sul, região que mais pontuou.

Apesar das características de comportamento solar e alegre, a região ficou com maior índice de respondentes afirmando que com frequência sentem que um futuro próspero é cada vez mais distante ou até impossível, com 54%, mais da metade das pessoas.

Afinal, o que é essa tal de dismorfia financeira?

O assunto dinheiro é uma luta diária para a maioria das pessoas, repleta de problemas, privações e dívidas. Ainda mais vivenciando realidades distorcidas por questões diversas, como a social, histórica, mercadológica e, até mesmo, reforçadas pelas redes sociais. Nesse cenário, o estudo identificou a existência da chamada dismorfia financeira, uma condição que pode atrapalhar o bem-estar das pessoas – o que faz muita gente criar uma aversão ao assunto. Querer “evitar” o problema tem como resultado uma falta de consciência dos próprios gastos e ausência completa de metas financeiras.

“A dismorfia financeira é baseada na falta de pertencimento a um padrão criado por aqueles que já têm dinheiro. Ainda assim, ela não afeta apenas os mais pobres e marginalizados. Mesmo quando se alcança um determinado patamar, a falta de algo sempre prevalece, o padrão ideal nunca é ou será alcançado – gerando sentimentos muitas vezes conflitantes em meio a realidades distorcidas. Queremos gerar discussão sobre essas questões propondo a quebra de certos paradigmas, ainda mais porque acreditamos no crédito como um direito humano, que pode apoiar na jornada de evolução e empoderamento financeiro de muitas pessoas brasileiras”, explica Felipe Félix, CEO do will Bank

Diário do RN