Saúde

Com risco de surto de dengue, zika e chikungunya, Currais Novos faz mutirões e testa armadilha de combate ao mosquito

Em comparação ao ano passado, o número de ocorrências das três doenças é menor

O município de Currais Novos está em risco de surto de dengue, zika e chikungunya. É o que revela o Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti, o LIRAa. A situação preocupa as autoridades de saúde locais, pois se repete desde 2014. 

Até a primeira quinzena de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde notificou 150 casos de dengue, sete de chikungunya e três de zika. Em comparação ao ano passado, o número de ocorrências das três doenças é menor, quando foram notificados 819 casos de dengue, quatro de chikungunya e oito de zika. 

Mesmo com a redução de casos, o objetivo da secretaria é alcançar o índice mínimo de infestação e estabelecer mais parcerias com os moradores. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Izabel de Medeiros, informa que novos mutirões serão feitos no município e a população terá uma nova arma no combate ao mosquito, a “mosquiteleira”, uma espécie de armadilha feita com garrafa pet, microtule e fita adesiva. O projeto está em teste e deverá chegar às casas nos próximos meses.