Órgãos ambientais estão investigando novas manchas de óleo que foram encontradas na faixa de areia da Praia de Camurupim, no litoral Sul potiguar.
De acordo com o secretário adjunto de Meio Ambiente e Urbanismo de Nísia Floresta, Bismarck Sátiro, as manchas encontradas nesse final de semana são diferente das manchas que atingiram o litoral do Rio Grande do Norte e do Nordeste em 2019. Segundo ele, esse material apresenta maior aderencia e é mais difícil de ser removida.
“É um óleo novo, totalmente diferente daquele encontrado recentemente nas praias, é até mais fácil de pegar porque ele gruda. A operação continua neste domingo. Coletamos muitos quilos, mas essa pesagem só será feita na segunda-feira,” afirmou Sátiro, que também atua como coordenador da Defesa Civil municipal.
Representantes da Marinha, do Instituto de Defesa do Meio Ambiente (IDEMA) e da Defesa Civil de Nísia Floresta estiveram no local e recolheram amostras de óleo que serão submetidas a análises para identificar sua origem e composição.
A operação de limpeza na área afetada teve início no sábado e foi concluída neste domingo (24). No entanto, Bismarck Sátiro, esclareceu que a pesagem exata do material coletado só será realizada na segunda-feira (25).
O IDEMA emitiu uma nota tranquilizando a população e informando que medidas apropriadas foram tomadas, embora ainda não seja possível estabelecer uma relação definitiva com os eventos de óleo ocorridos em 2019.
Portal da Tropical