O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, anunciou a criação de um Grupo de Trabalho para discutir a participação social na comunicação pública.
O anúncio foi feito durante uma reunião com o presidente da Empresa Brasil de Comunicação, Jean Lima, e com os integrantes do extinto Conselho Curador da empresa.
O conselho foi desmobilizado em 2016 por medida provisória do ex-presidente Michel Temer, o que contribuiu com o desmonte da comunicação pública no país, eliminando a participação da sociedade civil na EBC.
A representante dos trabalhadores da EBC no conselho cassado, Akemi Nitahara, diz que a formação do GT é um alento, mas é preciso garantir a participação da sociedade nessa discussão.
O GT será formado por três integrantes da Secom, três integrantes da diretoria da EBC, três representantes do antigo Conselho Curador da empresa e três representantes das entidades representativas dos trabalhadores.
Segundo a Secom, o objetivo do grupo é debater a participação social, definir diretrizes e propor medidas para o aprimoramento da comunicação. Akemi Nitahara reforçou que é preciso uma instância como a do Conselho Curador, para que a EBC seja de fato pública
Na nota divulgada pela Secom, o ministro Paulo Pimenta também reforçou a importância do Conselho Curador que foi extinto, pois era um espaço importante de diálogo com a sociedade. De acordo com ele, dentro de um esforço de diálogo com relação à comunicação pública e a EBC, o grupo de trabalho vai pensar propostas e ideias na perspectiva de melhorar cada vez mais a comunicação pública no Brasil.