O Banco Central já assinou contrato com o Cebraspe para o seu concurso Bacen e o edital pode ser publicado a qualquer momento. O documento, inclusive, revela detalhes da seleção que ofertará 100 vagas efetivas.
Folha Dirigida por Qconcursos teve acesso ao documento na íntegra, que foi assinado no dia 24 de novembro.
O contrato ratifica a informação, já passada pelo banco anteriormente, de que as 100 vagas serão distribuídas por duas áreas, são elas: Tecnologia da Informação e Economia/Finanças.
Portanto, está confirmada a aplicação de cotas no concurso do Banco Central, com reserva para negros e pessoas com deficiência.
A dispensa que confirmou o Cebraspe como banca foi publicada no Diário Oficial da União. O extrato do contrato não chegou a ser divulgado, mas o documento assinado já consta no site do banco.
Recentemente, Folha Dirigida por Qconcursos apurou que a previsão segue sendo de edital até janeiro. Mas, com a banca contratada, não há mais entraves e ele pode sair a qualquer momento.
Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, esta é a programação divulgada pelo banco, com prazo de edital até 19 de janeiro de 2024, conforme prevê a portaria de autorização
“Este é o cronograma com o qual estamos trabalhando, cujas informações foram divulgadas pelo banco”, disse o presidente do Sinal.
Além da previsão da banca, o Bacen também chegou a divulgar outros prazos, como:
- aplicação das provas objetivas e discursivas – entre março e abril de 2024;
- realização do Programa de Capacitação (Procap) – entre setembro de outubro de 2024; e
- admissão de novos servidores (posse coletiva) – entre fevereiro e março de 2025.
O contrato assinado entre o Bacen e o Cebraspe também revelou uma previsão de inscritos.
Conforme o valor da contratação, a estimativa é receber 50 mil inscritos ou mais.
Ainda não há informações de quando as inscrições serão abertas e data exata para os eventos acontecerem. Esses detalhes serão informados no cronograma do edital.
Os servidores deverão atuar em Brasília DF.
A carreira será destinada a candidatos com nível superior. Já a remuneração será de R$21.582,80. Os valores já incluem o novo auxílio-alimentação de R$658, reajustado este ano pelo Governo Federal.
Seguindo as informações da portaria de autorização, o prazo entre a publicação do edital e aplicação das provas será de dois meses.
Folha Dirigida