A Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), por meio do Departamento de Inteligência Penitenciária (DIPEN), realizou nos dias 03 e 04, em Natal, o “Il Simpósio de Inteligência no Sistema Prisional – identificação das conexões entre organizações criminosas”, reunindo 250 membros das Inteligências das forças de segurança pública de vários estados brasileiros.
O secretário da SEAP e presidente do Conselho Estadual de Segurança Pública do RN, Helton Edi, encerrou o evento com a palestra: “Ações e medidas do Sistema Penitenciário para o enfraquecimento das organizações criminosas”.
No primeiro dia do evento, foram debatidos os temas ligados a conexões de atuação interestaduais: “Integração das Agências Estaduais de Inteligência Penitenciária”, “Gestão de Casos Complexos no Encerramento das Organizações Criminosas”, “Agilidade da Inteligência nas Investigações Digitais, Novas Tendências e Soluções”, “Influência do Crime Organizado no Nordeste” e “A Atuação de Grupo Criminoso no Rio de Janeiro e suas Influências no País”.
O secretário Heton Edi destacou a importância da integração e do fortalecimento do Departamento de Inteligência Penitenciária (DIPEN). “Temos capacitado servidores e ampliado o DIPEN. Entendemos que o setor de inteligência é estratégico para o combate e a manutenção da ordem no sistema penitenciário”, destacou.
No segundo dia, foram debatidos: “Operações Integradas”, “Atuação Transnacional das Organizações Criminosas”, “Equipamentos de Proteção Dissimulados”, e a “Identificação Das Conexões entre Organizações Criminosas no RN”.