A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte foi palco, na manhã desta segunda-feira (17), de uma Sessão Solene em homenagem aos dois anos de reestruturação do programa Banco de Alimentos de Natal, por proposição do deputado Adjuto Dias (MDB). O evento ocorreu no Plenário Deputado Clóvis Motta e contou com a presença de autoridades, representantes do programa e homenageados.
“Essa é uma iniciativa fundamental para a cidade que contribui para garantir o direito à segurança alimentar de milhares de pessoas em Natal e também exerce um papel fundamental no combate ao desperdício de alimentos. É um programa feito por muitos, por isso quero destacar a importância das parcerias”, disse. Adjuto também destacou que “o impacto desse programa vai muito além da simples distribuição de alimentos, promovendo dignidade e esperança de melhor qualidade de vida para os que mais precisam”.
O programa Banco de Alimentos de Natal tem como objetivo captar, triar e selecionar alimentos que seriam desperdiçados, transformando-os em recursos para alimentar pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa também oferece orientação e acompanhamento da equipe técnica para garantir a efetividade da distribuição dos alimentos para as instituições cadastradas.
Representando os homenageados, o professor e empresário da escola de idiomas Watford, Fábio Marques de Oliveira Neto, destacou a relevância do trabalho realizado pelas pessoas e empresas homenageadas. “Estou feliz por estar ao lado de empresas que são grandes não apenas na parte econômica, mas grandes em iniciativas como esta se preocupar com pessoas que estão em situação de insegurança alimentar”, disse.
Programa
O programa desenvolve um trabalho de captação, triagem e seleção de alimentos que seriam desperdiçados, mas que são considerados próprios para o consumo humano. Em seguida é realizada a entrega desses alimentos para as instituições cadastradas, além da orientação e do acompanhamento da equipe técnica.
Com mais de 90 toneladas de gêneros alimentícios arrecadados e distribuídos, beneficiando cerca de 6.000 pessoas em situação de vulnerabilidade social, o Programa de iniciativa da Prefeitura de Natal completou dois anos de reestruturação.