Em agosto, mais de 8 milhões de passageiros voaram pelo Brasil. Foi o que apontou o mais recente Relatório de Demanda e Oferta, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O resultado é o segundo melhor da série histórica para o mês, atrás apenas do mesmo período de 2023, quando 8,2 milhões de viajantes circularam pelos aeroportos brasileiros.
No acumulado de 2024, o mercado doméstico de aviação ultrapassou a marca de 60,8 milhões de passageiros, uma alta de 0,42% na comparação com oito primeiros meses do ano passado.
O ministro do Turismo, Celso Sabino ressaltou o trabalho do governo federal para melhoras conectividade aérea no país. “Essa conquista é fruto do sucesso de programas como o Conheça o Brasil: Voando, que está focado em ampliar os voos no Brasil, facilitando o acesso dos brasileiros ao turismo e promovendo o nosso país como destino de excelência. Vamos continuar investindo e criando oportunidades para que cada vez mais pessoas possam viajar e conhecer as belezas brasileiras”, disse.
O relatório da ANAC também trouxe informações sobre os terminais onde houve maior movimentação. Guarulhos (SP), Congonhas (SP) e o de Brasília (DF) responderam por mais de 34,6% de todo o fluxo verificado no período. Logo após, aparecem os aeroportos de Campinas (SP), Confins, em Minas Gerais; Galeão, no Rio de Janeiro (RJ), e Recife (PE), que centralizaram 22,5% do montante de passageiros.
Já entre os voos de maior movimentação, a ponte aérea São Paulo-Rio de Janeiro segue líder em número de pessoas transportadas, seguida das ligações São Paulo-Brasília, São Paulo-Confins e Recife-Guarulhos.
Victor Maciel/Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo