Em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e aos 21 anos do Estatuto da Pessoa Idosa, comemorados em outubro, o Governo Federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), promove, nesta quarta e quinta-feira (30 e 31), o evento ‘O amanhã é hoje. O futuro é agora’, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A abertura terá a presença da ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo. Toda a programação será transmitida pelos canais do MDHC e da Fiocruz no Youtube.
Ao longo dos dois dias, autoridades políticas e especialistas na temática vão debater o processo de envelhecimento ao longo da história do Brasil, pensando os avanços do passado, as ações do presente e a urgência da construção de um futuro mais digno, inclusivo e justo para as pessoas idosas. Participam das atividades o secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, e a diretora da Fiocruz em Brasília, Fabiana Damásio.
A programação conta com seis painéis. No primeiro dia, os debates passam por: História e memória; Passado-presente: O que impede a pessoa idosa de ter direito à cidade?; e Moradia digna: caminhos para a promoção da saúde e da garantia de direitos da pessoa idosa?. Já no segundo dia, os painelistas vão conversar sobre: O Brasil envelhecido; O meu tempo é agora: identidade, participação social e políticas públicas; e O espaço-tempo do viver: retratos contemporâneos de moradias para pessoa idosas.