A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta segunda-feira (09), a Cônsul-Geral da Argentina, Julieta Grande, para tratar de intercâmbios entre os dois países, especialmente nas áreas de comércio, turismo, cultura e educação.
Como resultado da visita, ficou determinada a articulação para uma visita de empresários argentinos, com previsão para o primeiro trimestre de 2025, para uma imersão a fim de conhecer a produção de leite no Rio Grande do Norte e toda sua cadeia.
“Aqui no Rio Grande do Norte temos uma bacia leiteira extraordinária e uma forte produção de queijo”, afirma a governadora Fátima Bezerra. Além disso, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, explica que “temos uma produção de soro de leite que abre mercado potencial para a indústria do leite em pó”.
“Podemos começar trazendo as empresas que produzem maquinários. Trazê-las para que entendam a produção e as máquinas que seriam necessárias”, afirma Julieta Grande. A governadora ressaltou que o Rio Grande do Norte tem como atrativo o Proedi, política estadual de estímulo fiscal para empresas, e a importância de fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar.
“Nós temos uma indústria de sorvete muito forte, está entre as cinco maiores do Brasil, sendo a maior do Norte e Nordeste. E também temos uma indústria de achocolatado, que é a maior indústria do Brasil também no ramo do café. Nosso mercado é muito pujante e que já está dando muita importação de produtos da Argentina nessa área”, esclarece Torquato.