Chefe do executivo municipal, imortal das letras potiguares e apreciador de literatura e história do Brasil, o prefeito Álvaro Dias aproveitará seus últimos dias como gestor da capital potiguar para ressaltar seu trabalho como escritor, com o lançamento de dois livros: o inédito “Do Sertão do Seridó ao Casarão da Mipibu”, e a segunda edição de “A Guerra dos Tamoios e a história não contada do Brasil”. Ambos serão lançados nesta segunda-feira (23) das 18 às 22h, no Solar Bela Vista, Cidade Alta.
Em “Do Sertão do Seridó ao Casarão da Mipibu” o autor reúne textos e fotografias que marcaram a sua posse na Academia Norte-riograndense de Letras, em cerimônia realizada no dia 21 de julho de 2023. O prefeito ocupa a cadeira número 6, que tem como patrono Luís Carlos Wanderley, e foi fundada por Carolina Wanderley. Em seu discurso de posse, ele falou sobre o sertão, onde tem suas raízes e é o seu refúgio, e ressaltou a importância do ofício de um escritor, celebrando a entrada na ANRL.
Já “A Guerra dos Tamoios”, cuja primeira edição é de 2023, vem agora com um conteúdo atualizado para a segunda edição. A obra contextualiza a realidade brasileira que conduziu à caça dos nativos para serem submetidos a trabalhos forçados. Explica o modelo de colonização de exploração implantado pelos portugueses, passa pela extração do pau brasil, a formação dos engenhos, e o cultivo de cana de açúcar.
O lançamento duplo reunirá amigos, leitores e sociedade em geral, em um evento que marca também um dos últimos atos do autor como prefeito de Natal, cargo que ocupa há seis anos. Nascido em Caicó, Álvaro da Costa Dias é formado em medicina e começou sua carreira política no movimento estudantil.
Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Natal. O primeiro livro foi “O que tenho a dizer”, coletânea lançada em 2022, reunindo discursos proferidos ao longo de sua trajetória política.