Brasil

Concursos: censo aponta mais de 13 mil editais em 2024

Foto: Reprodução

O ano de 2024 tem sido especial para aqueles que buscam ingressar no serviço público. Ao todo, mais de 13 mil editais foram publicados até o mês de outubro.

Os números foram compilados no Censo dos Concursos 2024, realizado e publicado pelo Qconcursos.

De acordo com o levantamento, o quantitativo de editais publicados superou, principalmente, o número de seleções lançadas ao longo de todo o ano de 2023.

De acordo com os dados, em 2023, o número de concursos foi 30% inferior ao de editais divulgados até outubro deste ano, quando a pesquisa foi realizada.

O crescimento no quantitativo de oportunidades demonstra uma forte retomada por parte dos órgãos e entidades da Administração Pública, para o reforço de seus respectivos quadros funcionais.

Esse reforço indica não só a recomposição do quadro de efetivos, mas também uma melhora na qualidade dos serviços prestados à população.

60% dos editais foram publicados no primeiro semestre

O Censo dos Concursos 2024 mostra também que, somente no primeiro semestre deste ano, ou seja, de janeiro a junho, cerca de 60% de todos os editais de concursos públicos foram divulgados.

O primeiro trimestre do ano representou, inclusive, a maior alta de novas seleções, superando a casa de 2 mil editais em cada um dos meses (janeiro, fevereiro e março).

O destaque em 2024 ficou com o mês de março, com, aproximadamente, 2.900 novos editais de concursos públicos.

O mês de outubro também foi, particularmente, movimentado, chegando a quase 2 mil editais.

Confira os principais concursos do primeiro trimestre de 2024

O sucesso dos três primeiros meses de 2024 foi impulsionado pela publicação de editais importantes, que eram aguardados pelos candidatos.

O principal deles foi o edital da 1ª edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), lançado já no mês de janeiro.

O CNU contou com a participação de diversos órgãos federais, além de uma oferta de 6 mil oportunidades, com iniciais que chegavam a R$ 20 mil.

Outro concurso que também se destacou no primeiro trimestre foi o da Caixa Econômica Federal.

Organizada pela Cesgranrio, a seleção contou com 4.050 vagas para cargos de técnico bancário, médico e engenheiro.

Além do CNU e da Caixa, outros órgãos também divulgaram editais.

Os concursos do Cefet RJ, PMERJ soldado (edital republicado), CNJ, PM SP e Penal PI foram alguns dos que tiveram editais publicados logo nos três primeiros meses do ano.