
O Parlamento Potiguar reuniu especialistas e autoridades estaduais e municipais, na tarde desta segunda-feira (16), para discutir “Perspectivas de tratamento para mulheres com Endometriose no RN”. A audiência pública foi proposta pela deputada Cristiane Dantas (SDD), com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a doença e encontrar soluções para o diagnóstico precoce e tratamento adequado.
“Hoje eu volto a falar sobre um tema de extrema importância, que afeta a qualidade de vida e a saúde reprodutiva das mulheres: a Endometriose. Uma doença crônica e inflamatória, caracterizada pelo crescimento anormal do endométrio para fora do útero, que muitas vezes é subdiagnosticada. A falta de conhecimento sobre a enfermidade e a normalização da dor menstrual intensa contribuem para um atraso significativo no diagnóstico. Em média, leva-se de sete a dez anos para um parecer preciso”, iniciou a deputada.
Segundo Cristiane Dantas, para diagnosticar a Endometriose, alguns exames especializados são necessários.
“E aqui no Estado essa uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas mulheres. Além disso, o acesso às cirurgias e a falta de acompanhamento multidisciplinar também são obstáculos. Isso é particularmente preocupante, considerando que a doença é uma das principais causas de infertilidade feminina”, alertou.
A parlamentar reforçou que há um ano foi feito o mesmo tipo de debate, que gerou duas reuniões com a ex-secretária de Saúde, Dra. Lyane Ramalho, mas não houve muito avanço nas ações estaduais.
“No âmbito parlamentar, para continuar dando voz à realidade enfrentada pelas mulheres com essa condição, demos entrada em dois projetos de lei simbólicos, que ainda tramitam na Assembleia. Um pretende instituir o Selo Amarelo da Luta Contra a Endometriose; o outro projeto institui o Dia Estadual de Enfrentamento à Endometriose, no dia 13 de março, além da Semana Estadual de Conscientização Sobre a Endometriose”, concluiu a deputada, acrescentando que insiste na força do diálogo e espera que os debates gerem ações concretas.