Política

Audiência discute Cidadania Digital e uso de jogos eletrônicos na educação

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte discutiu, na tarde desta quinta-feira (26), um dos temas mais urgentes da atualidade: a Cidadania Digital nas Escolas. A iniciativa foi do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB), que convidou autoridades no assunto e, junto a especialistas, discutiu a necessidade de preparar as novas gerações para os desafios do mundo online. O foco desmistificar o uso de meios digitais e ressaltar os pontos positivos do uso de ferramentas tecnológicas por parte dos jovens.

“Vivemos um tempo em que os desafios da vida online se somam aos dilemas da vida real, especialmente quando o assunto é a formação das novas gerações”, afirmou o parlamentar em seu discurso de abertura.

A audiência pública dialoga diretamente com a campanha institucional da Assembleia, intitulada “Adolescência: acompanhe, compreenda e acolha”, que busca orientar pais, professores e a sociedade em geral sobre como lidar com os dilemas vividos pelos jovens, principalmente no ambiente digital. Durante a abertura da audiência, Ubaldo Fernandes alertou para dados alarmantes: segundo a SaferNet, quatro em cada dez estudantes brasileiros já enfrentaram algum tipo de violência online, como o cyberbullying. No entanto, apenas 44% das redes estaduais possuem projetos pedagógicos estruturados sobre o uso responsável da internet.

“Essa realidade nos alerta para a urgência de uma resposta sistêmica e comprometida. Nosso papel como representantes do povo é justamente ouvir a sociedade, reunir especialistas, provocar o debate e ajudar a construir soluções”, disse Ubaldo, ressaltando que não se pode demonizar o uso da internet pelos jovens.  “Se bem aproveitada, a internet pode ser um dos maiores instrumentos de inclusão, conhecimento e geração de renda da atualidade”, disse. 

O debate ocorre no momento em que as escolas brasileiras proibiram o uso de telefones celulares. Por isso, os representantes fizeram questão de ressaltar que é preciso que o acesso a meios digitais não seja demonizado, mas que ocorra o esclarecimento e educação para a sociedade.