
A governadora Fátima Bezerra participou neste domingo (20) do encerramento da 65ª Festa da Colheita, em Cruzeta. O evento, que celebra a cultura rural no Seridó potiguar, contou com uma programação diversificada, incluindo o 4º Torneio Leiteiro e uma exposição agropecuária. Em 2025, o Governo do Rio Grande do Norte investiu R$ 300 mil na festa, através da Secretaria Estadual de Agricultura. “A Festa da Colheita está consolidada como uma das mais importantes do Seridó. É uma ação que prestigia o homem do campo, fortalecendo o setor da agropecuária. E, claro, o Governo do Estado não poderia ficar de fora. Temos aqui a participação de todo os órgãos que atuam neste segmento”, pontuou.
A festa, que tem origem em 1960 com a Missa do Agricultor, é um marco na integração entre as áreas urbana e rural de Cruzeta. O evento também busca fortalecer a agricultura familiar, a pecuária e o turismo local.
Ainda durante a festa, a governadora anunciou a licitação da recuperação do perímetro irrigado do açude de Cruzeta. A obra é um anseio dos agricultores do município. A construção foi viabilizada através do Orçamento Participativo, aprovado em 2024 na Assembleia Legislativa. “Quero celebrar uma grande conquista – um sonho de todos vocês: a recuperação do perímetro irrigado do Açude Cruzeta. Vamos nos preparar neste segundo semestre para realizar o processo licitatório e, se Deus quiser, iniciar a recuperação do canal de irrigação. Recuperar esse canal significa mais agricultura para vocês, mais irrigação para os agricultores familiares. Mais um grande sonho que agora se torna realidade”, disse a governadora.
Além do investimento financeiro, o Governo do Estado esteve presente com ações de seus órgãos. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) montou um estande para orientar sobre o licenciamento ambiental para atividades agropecuárias, com técnicos tirando dúvidas dos empreendedores.
A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) distribuiu raquetes de palma forrageira, mudas de capim, sementes de milho, sorgo e feijão, além de estacas de gliricídia e cartilhas informativas.
A programação da 65ª Festa da Colheita começou na quinta-feira (17), com o recebimento das vacas para o Torneio Leiteiro. O encerramento, no domingo, teve missa na Igreja Matriz, o tradicional desfile, almoço do agricultor e apresentações culturais. O prefeito de Cruzeta, José Joaquim de Medeiros, ressaltou que a festa é fruto de parceria sólida com o governo estadual. “A Prefeitura de Cruzeta mantém uma parceria muito forte com o Governo do Estado. Estamos entregando uma festa maravilhosa, que atrai público de todo o Seridó, às margens do Açude Cruzeta, demonstrando na prática o potencial de desenvolvimento da nossa região quando unimos forças em prol da população”, concluiu.