Alerta: IDEMA emite licença para instalação do Complexo Industrial e Comercial do Seridó em Caicó

Foto: Reprodução

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA) concedeu a Licença de Instalação nº 2024-216751/TEC/LI-0355 ao município de Caicó (RN) para o início das obras do Complexo Industrial de Serviços e Comércio do Seridó (CISCOM). O empreendimento será instalado no Sítio Riacho do Meio, localizado no Km 16 da RN-118, em uma área de aproximadamente 49,98 hectares.

O CISCOM contará com 75 lotes destinados a atividades industriais e comerciais, e busca impulsionar o desenvolvimento econômico da região do Seridó. A licença tem validade até 23 de dezembro de 2030 e estabelece uma série de condicionantes ambientais que deverão ser rigorosamente cumpridas para garantir a sustentabilidade do projeto.

Entre as exigências estão a preservação de Áreas de Preservação Permanente (APPs), o monitoramento de fauna e flora, a elaboração de relatórios técnicos semestrais e a execução de medidas mitigadoras de impactos ambientais.

Além disso, o empreendedor deverá seguir as normas de segurança e acessibilidade e realizar estudos complementares sobre qualidade do ar, ruídos e recursos hídricos.



Governadora celebra entrega da obra de recuperação de barragem no Seridó

Um presente de Natal para a população seridoense. A barragem Passagem das Traíras, um dos mais importantes reservatórios hídricos do Rio Grande do Norte, está recuperado para abastecer, irrigar, promover a criação de peixes e prevenir as cheias na região. Na tarde desta segunda-feira (23), a governadora Fátima Bezerra participou da solenidade oficial para a retomada das atividades da represa, localizada no município de Jardim do Seridó.

A entrega da obra ocorre após a realização da última etapa de concretagem da parede do Complexo Hidrossocial de Oiticica, em Jucurutu, e integra-se ao processo de recuperação de 28 barragens empreendido pelo Governo do Estado.

Fátima Bezerra definiu a recuperação da represa como histórica e fundamental para a segurança hídrica da população do Seridó, diante das dificuldades encontradas pelo Governo do Estado para a reforma.

“Estamos concretizando um sonho e fechando um ciclo histórico de alguém que veio do Seridó e que conhece a seca de perto. De alguém que lutou ainda como senadora para lutar pela segurança desta barragem que precisava de uma recuperação urgente. Quando assumi a gestão em 2019, defini esta obra como absolutamente prioritária e determinei a realização de estudos e a elaboração do projeto de recuperação da barragem. Porque sabíamos dos danos estruturais identificados pela Agência Nacional das Águas. Levei o laudo até o ministro do Desenvolvimento Regional Gustavo Canuto e apelei, mostrando que a situação era crítica. Felizmente ele, em conjunto com o DNOCS, atendeu nosso pleito e viabilizou os recursos para a recuperação da barragem”, detalhou a governadora.



Vivaldo apresenta pleitos para canal ao Itans e adutora para São José do Seridó durante entrega da Passagem das Traíras

Durante a solenidade de entrega da obra de recuperação da Barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó, nesta segunda-feira (23), o deputado estadual Vivaldo Costa (PV) apresentou à governadora Fátima Bezerra (PT) importantes pleitos voltados à ampliação da segurança hídrica e ao desenvolvimento da região. Sempre atuante em prol do Seridó, o parlamentar aproveitou a ocasião para reiterar sua preocupação com o abastecimento de água para as populações de São José do Seridó e Caicó, propondo ações que podem transformar realidades locais.

Entre os pedidos apresentados, Vivaldo destacou a necessidade de construção de um canal que ligue a sangria da Barragem Passagem das Traíras ao Açude Itans, em Caicó. Essa obra, segundo o deputado, é fundamental para potencializar o abastecimento da maior cidade da região e garantir que a água da barragem seja utilizada de forma eficiente. “Essa ligação é um sonho do povo de Caicó e de toda a região do Seridó. Com a água chegando ao Itans, estaremos ampliando a segurança hídrica e garantindo o futuro da nossa terra”, declarou Vivaldo.

Outro pleito importante mencionado pelo parlamentar foi a conclusão da adutora para levar água até São José do Seridó, beneficiando diretamente a população local e as comunidades vizinhas, como Catinga Grande. Para Vivaldo, essas obras são fundamentais para garantir o acesso à água em uma das regiões que mais sofre com os efeitos da seca. “Governadora, peço que leve adiante essas lutas. A senhora já é a madrinha da Passagem das Traíras, e nós confiamos no seu compromisso com o nosso povo. O Seridó saberá agradecer”, afirmou, sob aplausos do público presente.

Um compromisso contínuo com o Seridó

Vivaldo Costa reforçou seu papel como porta-voz das necessidades do Seridó, apresentando demandas que refletem as aspirações de quem vive na região.

“Voltei à vida pública para continuar lutando pelo meu Seridó, pela minha terra e pelo meu povo. A entrega desta barragem é mais um marco, mas ainda temos muito a fazer. Vou seguir cobrando, propondo e trabalhando para que projetos como o canal para o Itans e a adutora para São José do Seridó sejam realizados”, garantiu o parlamentar.



Styvenson evita confirmar candidatura e destaca trabalho pelo RN: ‘O apelo que fazem é que a gente continue trabalhando’

Durante a entrega da obra do Condomínio dos Idosos, em Acari, o senador Styvenson Valentim falou sobre política, mas evitou confirmar se pretende concorrer ao Senado ou ao Governo nas eleições de 2026. Ao comentar o que ouve da população, destacou: “O apelo que fazem é que a gente continue trabalhando, entregando e fazendo o que ninguém fez pelo RN.”

Styvenson também afirmou que, se mais políticos agissem com seriedade, o estado estaria em uma situação melhor. “Você acha que se eu roubasse estaria fazendo obras como essa? Cuidar de idosos, nunca ninguém fez nesse estado, e a gente tá cuidando. Eu podia estar na praia curtindo o recesso, no veraneio, mas estou aqui entregando obra. Fico feliz demais”, concluiu o parlamentar.



Styvenson inaugura Condomínio dos Idosos em Acari: “Essa obra tem um significado especial”

O senador Styvenson Valentim (Podemos), que destinou recursos para a construção do Condomínio de Idosos, uma estrutura pioneira no Rio Grande do Norte.

“Tô ansioso, tô feliz. É a joia da coroa do nosso mandato. A gente faz muita obra, mas essa tem um significado especial”, disse.

O parlamentar realizou a entrega na noite da segunda-feira, após participar de outras três inaugurações de obras que ocorreram com recursos de seu mandato nos municípios de Água Nova (Pelotão de PM), Santana do Seridó (Abatedouro e UBS).



Prefeito Fernando Bezerra comemora entrega de Condomínio de Idosos em Acari

Acari inaugurou nesta segunda-feira (23) o Condomínio dos Idosos, uma instalação pioneira em todo o Rio Grande do Norte construída graças a recursos destinados pelo senador Styvenson Valentim, que também se fez entregue na solenidade.

O prefeito Fernando Bezerra destacou a importância da obra, a segunda em mais de 60 anos em prol da população idosa de Acari. “64 anos depois estamos apresentando um local mais arejado, projetado para ser, de fato, uma casa de acolhimento aos idosos graças ao senador Styvenson (…). Há dias de tristeza e hoje é, efetivamente, um dia de alegria. Vamos viver a fase de transição para os idosos, mas em termos de construção civil, o equipamento está concluído”, disse.

O espaço conta com refeitório, salas administrativas e de convivência, uma praça e dormitórios que variam entre coletivos e individuais. A estrutura tem de abrigar aproximadamente 40 idosos. “Tera´também sala de enfermagem, uma sala de apoio administrativo. É um equipamento que amplia o conforto e condições de moradia dos idosos”, concui o gestor.



Deputado Vivaldo Costa participa de entrega da recuperação da Barragem Passagem das Traíras, no Seridó

Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (23), a recuperação da histórica Barragem Passagem das Traíras, em Jardim do Seridó, foi oficialmente entregue à população em uma solenidade que contou com a presença do deputado estadual Vivaldo Costa (PV), idealizador da barragem, e da governadora Fátima Bezerra (PT). O evento reuniu lideranças políticas da região, incluindo os prefeitos Dr. Tadeu (Caicó), Amazan (Jardim do Seridó) e Jackson Dantas (São José do Seridó), além de outros gestores, deputados e representantes locais.

Vivaldo Costa, reconhecido por sua luta incansável pelo desenvolvimento do Seridó, destacou a importância histórica da obra que idealizou e construiu em 1994, durante seu mandato como governador interino. O parlamentar celebrou a recuperação da barragem.

“Um sonho de 100 anos realizado em 100 dias. Quando assumi o governo do estado, fazia mais de um século que a Barragem Passagem das Traíras era prometida, mas nada havia saído do papel. Em apenas 100 dias, tornamos esse sonho realidade, com uma obra sólida, bem feita e entregue por um preço justo. Hoje, vejo com alegria que esse trabalho está sendo continuado, e só quem vive no Seridó sabe a importância disso para o nosso povo.

A solenidade foi marcada por homenagens ao deputado Vivaldo Costa, que recebeu o carinho da população e das lideranças presentes. Além da governadora e do deputado, o evento contou com a presença de prefeitos, vereadores, deputados estaduais e auditores de toda a região. Com a entrega oficial da barragem restaurada, o Seridó dá mais um passo importante em direção à segurança hídrica, garantindo o abastecimento de água para as futuras gerações e o fortalecimento da economia local.

A luta histórica pela Passagem das Traíras

A construção da barragem em 1994 foi uma das maiores realizações de Vivaldo Costa, que transformou uma promessa centenária em uma obra concreta em tempo recorde. “O Seridó não podia mais esperar. Fizemos reuniões, estudos, mas nada saía do papel. Com muita determinação, erguemos a barragem em parceria com a maior empresa de construção do estado na época, a EIT. Foi uma obra que trouxe orgulho ao povo sertanejo e que, desde então, tem sido essencial para a nossa segurança hídrica”, relembrou o deputado.

A barragem, com capacidade para armazenar 49,7 milhões de metros cúbicos de água, é a 12ª maior do estado e um marco para o abastecimento das cidades de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó. Sua recuperação, iniciada em 2020, incluiu a instalação de comportas para controle do fluxo de água e reparos estruturais que garantem maior eficiência e segurança.



59 milhões de brasileiros vão viajar durante este verão, segundo pesquisa do Ministério do Turismo

Foto: Reprodução

Mais de um terço (35%) dos brasileiros planejam viajar a lazer entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025. São 59 milhões de pessoas com planos para aproveitar o verão.

A expectativa é de que o turismo movimente R$ 148,3 bilhões neste período, considerando o gasto médio de R$ 2.514 declarado pelos entrevistados. O valor representa uma alta de 34% em relação ao verão anterior, quando a média de gasto foi de R$ 1.877,00.

As informações são da pesquisa inédita Tendências de Turismo Verão 2025 – comportamento da população brasileira, feita pelo Ministério do Turismo (MTur) e pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados.

Entre aqueles que irão viajar na época mais quente do ano, a grande maioria (97%) escolheu um destino nacional e a praia é o principal atrativo, sendo o preferido por mais da metade dos brasileiros (54%) para curtir as férias. Em segundo lugar estão as atrações de natureza/ecoturismo (10%), seguidas por aventura e saúde/bem-estar, ambos com 5%.


“O turismo brasileiro vive um momento de quebra de recordes e bons resultados para o setor e a temporada de verão será decisiva para um 2025 ainda melhor. A pesquisa contribui para entender quais destinos devem receber mais turistas na alta temporada e também nos auxiliam a direcionar as políticas públicas de maneira assertiva, a partir da melhoria da infraestrutura turística local, da qualificação profissional e promoção dos destinos, entre outros”, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino


Com o aumento da duração do período da viagem, média de 12 dias nesta temporada, fatores como belezas naturais, preço baixo e a possibilidade de reencontrar familiares e amigos se destacaram entre os principais motivos na hora de escolher um destino turístico.

“Os brasileiros seguem valorizando as belezas naturais do país e vão passar mais tempo de férias, além de gastar mais, movimentando a economia dos estados, promovendo uma maior circulação da renda que, neste verão, deve chegar a R$ 148,3 bilhões, um valor expressivo considerando um único setor”, disse Sabino.



Alerta: bancos têm horários reduzidos de atendimento no final de ano

Foto: Reprodução

As festas de final de ano vão alterar o expediente bancário nas próximas duas semanas. No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, os bancos terão o horário de atendimento ao público reduzido, das 9h às 11h, horário de Brasília. Já na véspera do Ano Novo, dia 31, não haverá expediente e as compensações bancárias não serão efetivadas, incluindo a TED.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente o PIX, sistema que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.

Já nos dias 23, 26, 27 e 30 de dezembro as agências funcionam normalmente, bem como a partir do dia 2 de janeiro.

No dia 25 de dezembro e 1º de janeiro, feriados nacionais, não há expediente bancário e as instituições financeiras não abrem para atendimento presencial ao público. As compensações bancárias também não serão efetivadas nessas datas.

Contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25/12, 31/12 e 01/01 – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte. Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais”, informou a Febraban.

Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a entidade sugere antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, canais digitais, como sites e aplicativos, ou pelo atendimento telefônico dos bancos.

Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) não considera dias úteis, para fins de operações bancárias, os sábados, domingos e feriados de âmbito nacional e as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais.



Rodoviária tem aumento de viagens no Natal. Currais Novos está incluído nas rotas de maior demanda

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Para garantir maior conforto e segurança aos passageiros durante o feriado de Natal, a Associação das Empresas de Transporte Intermunicipais de Passageiros do Rio Grande do Norte (Transpasse) anunciou a ampliação da frota com veículos extras nas principais linhas que conectam as cidades do estado. 

A medida visa atender o aumento da demanda, que teve início já na última sexta-feira (20). A frota extra vai continuar em operação até a terça-feira (24).

De acordo com o diretor de comunicação da Transpasse, Wellington Oliveira, o reforço na operação busca oferecer uma viagem mais tranquila para aqueles que desejam visitar familiares ou aproveitar o feriado. “Sabemos que o Natal é um momento de reencontros e celebração. Nosso objetivo é proporcionar aos passageiros uma experiência segura e cômoda, garantindo que todos cheguem ao seu destino com tranquilidade”, destacou.

Os veículos extras estarão disponíveis em rotas de maior demanda, como as que ligam Natal a Mossoró, Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, e às praias do estado. A previsão é de que haja um aumento de até 15% na frota durante o período.

Como garantir passagens

A Transpasse recomenda que os passageiros adquiram suas passagens com antecedência para evitar imprevistos. As vendas já estão disponíveis no guichê da Transpasse, localizada na Rodoviária de Natal. A estimativa é que circulem 36 ônibus extras no período. O número pode aumentar de acordo com a demanda.

Frota extra que já operou nos últimos dias:

Sexta-feira (dia 20): 09 veículos
Sábado (dia 21): 06 veículos
Domingo (dia 22): 07 veículos.