Saúde

Alerta: CCZ realizou ação de combate ao mosquito transmissor da Leishmaniose na Ilha de Sant’Ana

Equipes do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Caicó (RN), realizou na tarde de segunda-feira (17), no Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, trabalho de borrifação com equipamento costal, com o objetivo de combater o mosquito Flebótomo (palha ou cangalinha) transmissor da Leishmaniose.

De acordo com o médico veterinário e coordenador do setor técnico do CCZ, Gustavo Solano, o trabalho realizado na Ilha, ocorreu por causa dos animais capturados na semana passada na localidade e que testaram positivo para leishmaniose.

“O objetivo, foi, eliminar os mosquitos que estavam naquela região, eles que são transmissores da referida doença. Nós fazemos um alerta para a população. Como estamos em período chuvoso, se faz necessário que a população redobre a atenção, também no combate ao mosquito da Dengue“, disse.

Os animais capturados na Ilha de Sant’Ana, na semana passada, foram 8 ao todo. Desses, 5, testaram positivo para leishmaniose e foram eutanasiados. Os demais, foram adotados por pessoas da cidade.