Educação

ALRN investe no futuro: Curso de Programação Web para jovens é ofertado pela Escola

Foto: Divulgação

O curso de Formação de Programação Web oferecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), por meio da Escola da Assembleia, é uma resposta ao cenário crescente de demanda por profissionais de tecnologia em todo o país. Com a revolução digital em pleno andamento, a capacitação em programação web é essencial para preparar os jovens para carreiras promissoras de um setor em constante expansão.

Em um esforço contínuo para investir no desenvolvimento educacional e profissional da juventude, a ALRN lançou um curso de Programação Web exclusivo para os filhos dos terceirizados e servidores da Instituição, com o objetivo de capacitar jovens com idades entre 14 e 20 anos.

Selecionado, Pedro Felipe da Silva, 17 anos, diz que sempre se identificou com tecnologia. “Como eu gosto de tecnologia achei interessante saber como seria aprender a atuar no desenvolvimento de sistemas para páginas da web”, afirma Pedro.

Para o diretor de Gestão Tecnológica do Legislativo do RN, Mário Sérgio Gurgel, a iniciativa busca proporcionar conhecimento em sistemas computacionais, banco de dados e desenvolvimento de sistemas Web. O público-alvo é formado por dependentes de terceirizados e servidores do Legislativo Estadual, abrangendo um total de 18 vagas.

“O setor de Tecnologia da Informação (TI) hoje é um dos setores que mais precisa de mão de obra qualificada e, nessa área específica de programação web, a necessidade é muito maior. O que a gente espera é que daqui a um ano, quando o curso terminar, e eu espero que todos terminem, eles tenham um mercado aberto”, afirma Mário Sérgio.

O curso não apenas ensinará os fundamentos da programação web, mas também promoverá habilidades críticas, como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. As aulas serão divididas em disciplinas teóricas e práticas de Formação Profissional, somarão uma carga horária de 400 horas e vão acontecer no Laboratório de Informática da Escola da Assembleia, três vezes por semana, no período vespertino.

Com isso, a Assembleia Legislativa do RN está sinalizando seu compromisso com o desenvolvimento educacional e profissional da juventude, oferecendo-lhes oportunidades para prosperar no setor de tecnologia da informação e contribuir para o crescimento econômico do estado.

“A Escola da Assembleia, cumprindo uma diretriz do presidente Ezequiel Ferreira, faz com que a sua ação a serviço da sociedade transcenda os limites da própria Assembleia, essa é a razão de estarmos hoje com grande alegria, iniciando um curso de formação de programadores. Esse é um momento de grande alegria, de preparar essa juventude, entregando a ela um passaporte carimbado para o futuro. Essa é a nossa missão, essa é a diretriz do presidente da Assembleia e esse é um dos muitos papéis que a Escola da Assembleia Legislativa do RN exerce cumprindo seu papel de servir a sociedade”, finaliza o diretor da Escola, José Bezerra Marinho.