A história do Brasil Colônia contada por meio de visitas presenciais aos engenhos potiguares. Essa foi a proposta didática dos professores Jaiza Santos e Stepheson Oliveira, docentes da Escola Estadual Professor Severino Bezerra, localizada no município de Tangará (RN). Inovando suas metodologias de ensino em ambiente escolar os docentes realizaram a aula de campo “Roteiro dos Engenhos”, na qual alunos puderam conhecer pontos históricos que fizeram parte da construção sociocultural dos lugares visitados, fazendo uma ligação com o período colonial brasileiro.
A aula de campo, que foi realizada nesta semana no município de Ceará-Mirim, cidade que possui diversas construções contemporâneas ao período colonial brasileiro, envolveu 44 alunos do 3º e 4º anos do ensino fundamental da escola. O objetivo da atividade, segundo seus idealizadores, foi possibilitar aos estudantes uma compreensão acerca da função econômica dos engenhos no Brasil colônia, além de esclarecer os aspectos culturais e econômicos decorrentes da indústria açucareira.
A atividade ainda contou com a interação lúdica do guia Francisco Ferreira que, interpretando o personagem do Barão de Ceará-Mirim (figura histórica local) conduziu os visitantes pelos principais pontos históricos do município, como a igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, os antigos casarões da rua Heráclito Vilar, o Mercado Público e o Palácio da Intendência (atual sede da prefeitura).
Além desses locais, os alunos também visitaram os engenhos Mucuripe, Imburanas, Trigueiro, Verde Nasce, Carnaubais e Vale Verde, nos quais conheceram as instalações, maquinário, e o processo de fabricação da rapadura.