Política

Audiência discute ações para criação de Fototeca Potiguar

A tarde de quarta-feira (6) foi de discussão sobre a conservação da memória do Rio Grande do Norte. Por iniciativa da deputada Divaneide Basílio (PT), a Assembleia Legislativa realizou audiência pública sobre a criação da Fototeca Potiguar e a sua importância para a memória do estado. O projeto que prevê a criação já está aprovado e a implementação foi tema central do debate.

A proposta apresentada por Divaneide Basílio e aprovada pela Assembleia cria a Fototeca do Estado do Rio Grande do Norte – Fototeca Potiguar, que tem como objetivo reconhecer a imagem fotográfica como documento patrimonial, essencial na produção de conhecimentos, preservação histórica e construção da memória e da identidade cultural potiguar. Além disso, o projeto aprovado visa preservar a memória visual estado através da aquisição, catalogação e preservação de imagens, conservação e divulgação da história, assim como organizar exposições focadas no resgate de fotógrafos e fotógrafas pioneiros, emergentes e atuantes nos diversos Municípios do Estado; 
 
Também é objetivo da poposta a promoção de debates e exposições de seu acervo e de acervos conexos, assim como realizar  exposições itinerantes, cursos de capacitação e formação visual a jovens, adultos e idosos. Para a viabilização da criação  da Fototeca Potiguar, o Executivo poderá celebrar convênios com Órgãos Públicos Federais e Municipais e com entidades da sociedade civil sem fins lucrativos.