A Câmara Municipal de Currais Novos vai debater na manhã desta sexta-feira (19) os direitos das pessoas com fibromialgia. De propositura do vereador Mattson Ranier (PT), um audiência pública com pessoas com essa condição, agentes públicos e especialistas promete trazer o assunto ao centro da discussão, avançando a discussão sobre políticas públicas para esse público.
Em Currais Novos, alguns grupos acompanham pessoas com a doença e trabalham juntos para melhorar a qualidade de vida desses indivíduos. “Precisamos do reconhecimento da doença perante a sociedade e da gestão municipal. Vamos debater o que já existe de direitos para as pessoas com fibromialgia e entender o que está em falta. É preciso oferecer um cenário mais seguro para esse público”, afirma o vereador.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), a doença afeta 2,5% da população mundial e geralmente afeta mais mulheres do que homens. A FM, forma abreviada de se referir a essa condição, se caracteriza por dor muscular generalizada, crônica (dura mais que três meses), e acompanhada de sintomas como sono não reparador e cansaço.
Recentemente, algumas cidades do Brasil reconheceram, em projetos de lei em âmbito municipal, a condição como uma deficiência física. Em âmbito federal, tramita na Câmara um PL que tenta uma regulamentação no mesmo sentido. O intuito do momento é trazer segurança para os indivíduos que sofrem com essa condição no município de Currais Novos.
“Este será o primeiro momento para debater os direitos das pessoas com fibromialgia. A doença é nova, necessita de um debate mais amplo, exatamente o que esse momento promete oferecer para a sociedade local”, conclui.
Serviço
Audiência Pública sobre os direitos das pessoas com fibromialgia
Data: Sexta-feira, 19 de maio
Horário: 9h
Local: Auditório da Câmara Municipal de Currais Novos