Política

Audiência pública discute o futuro do turismo na região Oeste do RN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte promoveu uma audiência pública nesta sexta-feira (17) para discutir o desenvolvimento do turismo na região Oeste Potiguar: desafios e perspectivas. O evento, proposto pelo deputado estadual Luiz Eduardo (SDD), membro da Comissão de Educação, Ciências e Tecnologia, Desenvolvimento Socioeconômico, Meio Ambiente e Turismo da ALRN, reuniu autoridades locais, representantes do setor turístico, gestores públicos, empresários e membros da sociedade civil.

“O turismo do Estado precisa de valorização e a interiorização deste surge como uma nova opção. O nosso Estado não tem indústria. Mas o turismo pode ser a solução para a economia do nosso RN. Quando falamos de turismo estamos falando de desenvolvimento, de emprego de renda”, disse ao dar sequência ao debate.

Emocionado, o vereador de Apodi, Adailton Targino, agradeceu ao parlamentar a realização da audiência e o interesse em debater e lutar pelo fomento do turismo na região. “O turismo do Rio Grande do Norte não é só apenas sol e mar. É preciso pensar na interiorização do turismo. Temos equipamentos lindos e que podem ser explorados, gerando emprego e renda para nossa população. Por isso minha alegria em ver essa audiência pública sendo realizada e os frutos começando a chegar”, disse.

Aurora Rayane Cavalcanti, representando a Secretaria Estadual de Turismo (Setur) focou na necessidade de adotar, urgentemente, políticas públicas que ajudem a fomentar o turismo da região. “Quando se fala em turismo devemos pensar em políticas públicas. É pensar em uma cadeia que envolve desenvolvimento econômico, social, religioso. É uma engrenagem que movimenta o todo. Essa audiência vem para que possamos demarcar um novo momento do turismo Potiguar”, ressaltou. 

Realizada no auditório do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) em Apodi, a audiência abordou os desafios e as perspectivas para o turismo na região. Dentre os temas debatidos estiveram a diversificação da oferta turística, a preservação ambiental, a infraestrutura turística e a promoção dos destinos locais. 

“A cidade de Apodi é um exemplo na valorização do turismo. Podemos registrar alguns avanços da cidade como o reconhecimento internacional, através de prêmios, formações de guias e o fortalecimento do turismo pedagógico. Sei que ainda temos muito a crescer, mas é preciso reconhecer o trabalho desenvolvido por homens e mulheres que há anos lutam pelo desenvolvimento do turismo municipal”, disse Mayara Morgana Gurgel Rosário, coordenadora de turismo de Apodi.