Alerta

Caicó organiza exposição sobre mulheres nas irmandades religiosas negras

Foto: Reprodução

O Museu do Seridó, em parceria com o Museu Câmara Cascudo, organizou a exposição “Irmandades Negras: Substantivo Feminino”, que está à mostra no salão nobre da antiga prefeitura de Caicó. A exposição tem como intuito apresentar a força e a participação das mulheres negras nas irmandades seridoenses, ressaltando suas presenças desde o reinado, até as celebrações na dança e no batuque.

A mostra exibe três módulos temáticos: As raízes: a Irmandade (é) negra; O tronco: Irmandade em movimento; e Os ramos: a mulher negra é a Irmandade. O projeto tem como objetivo contribuir com as reflexões sobre o legado cultural da Irmandade dos Negros do Rosário no Seridó, um grupo que existe desde meados do século XVIII, formado por negros livres e escravizados.

Segundo Vanessa Spinosa, gestora do Museu do Seridó, o trabalho foi feito a muitas mãos. “Contamos com uma equipe de curadoria, com membros da Irmandade de Jardim do Seridó, e consultas a participantes de todas as outras irmandades da região. O historiador da equipe do MDS, eu mesma, e mais a docente Julie Cavignac, do Depto de Antropologia da UFRN, compusemos os escritos do catálogo que está muito rico e com diversas fotografias de profissionais locais, nacionais, e estrangeiros”, disse.

Serviço:
Exposição “Irmandades negras: Substantivo feminino”. Na antiga prefeitura de Caicó. Entrada gratuita. Até 20/12.