Na véspera de um debate considerado decisivo na disputa presidencial da França, as pesquisas mais recentes no país mostram o presidente centrista Emmanuel Macron com entre 53% e 55,5% dos votos e a candidata da direita Marine Le Pen entre 44,5% e 47% dos votos. Se esse cenário se confirmar no domingo 24, Macron vencerá novamente Le Pen, como ocorreu em 2017.
Macron e Le Pen reservaram esta terça-feira, 19, para a preparação do debate televisivo desta quarta-feira, com a esperança de fazer pender a balança presidencial a seu favor, a cinco dias do segundo turno. O debate é considerado decisivo diante das intenções de voto.
Segundo as pesquisas, a candidata do partido Reagrupamento Nacional (RN) reduziu consideravelmente a distância na comparação com o duelo entre os dois políticos em 2017, quando Macron obteve 66,1% dos votos e Le Pen, 33,9%.
Depois que os partidos tradicionais de esquerda e direita da França entraram em colapso no primeiro turno da votação, ambos os candidatos estão lutando para atrair os indecisos e os eleitores que gravitavam em torno de seus oponentes – especialmente o incendiário radical esquerda Jean-Luc Mélenchon -, em grande parte, reformulando os principais pilares de seus programas econômicos para atrair aqueles que lutam para sobreviver.