
A governadora Fátima Bezerra visitou neste domingo (20) a reforma do prédio da antiga Escola Estadual Tomás de Araújo, em Acari, onde será instalada a Casa de Cultura da cidade. Com investimento de R$ 400 mil, a estrutura deve ser entregue em agosto.
O prédio histórico foi a primeira escola da cidade e por ele passaram várias gerações de acarienses. Símbolo da história de Acari, o imóvel está localizado ao lado da Matriz de Nossa Senhora da Guia. Ao visitar as obras, Fátima Bezerra salientou o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das políticas públicas de Cultura. Ela revelou que a obra será entregue já em agosto, durante a edição de 2025 da festa de Nossa Senhora da Guia, padroeira de Acari. “Estamos transformando a primeira escola pública desta cidade, que, em breve, será transformada no Palácio da Cultura Tomás de Araújo. Assumi o compromisso de entregar esta obra ainda em agosto, durante as festividades de Nossa Senhora da Guia”, disse.
Segundo o prefeito de Acari, Fernando Bezerra, a Casa de Cultura será um marco fundamental na história de Acari. “Agradecemos profundamente esta iniciativa, que nos dará um espaço para produção e preservação não apenas da cultura de Acari, mas de todo o Seridó potiguar. Aqui escrevemos um novo capítulo para nossa identidade cultural”, agradeceu.
O termo de cessão do prédio, que funcionou como escola até 2017, para a Fundação José Augusto (FJA) foi assinado em março deste ano. A Secretaria de Estado da Educação (SEEC) realizou intervenções iniciais no prédio. A reforma total será executada pela FJA em parceria com o Ministério da Cultura. A previsão é que o calendário de atividades da Casa de Cultura seja iniciado ainda no segundo semestre.
De acordo com Gilson Matias, presidente da Fundação José Augusto, o Palácio da Cultura Tomás de Araújo será uma referência para as Casas de Cultura de todo o Estado. “Esta casa de cultura estabelece um novo padrão para os equipamentos culturais do estado, servindo de modelo para as que serão implementadas posteriormente. A casa será inteiramente climatizada, com salas individualizadas, permitindo a produção de cultura nas suas mais diversas vertentes”, detalhou.
Atualmente, o Governo do RN, por meio da FJA, está executando um projeto de reforma de 14 das 27 Casas de Cultura existentes.